sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Samurai x


Os mangás ainda estão sendo recebidos em muitos países como um único gênero de histórias em quadrinhos e, muitas vezes, esta visão reducionista gera muitos preconceitos por parte dos leitores. Fala-se da dificuldade de assimilar a diagramação das páginas, de uma sensação estranha com uma leitura muito rápida (praticamente o oposto do que alguns quadrinhos ocidentais tomaram como padrão) e também uma falta de entendimento das temáticas de algumas obras.

Muitas vezes a concepção de herói nos mangás parece algo completamente estranho para a cultura ocidental, um pouco incoerente talvez, por se pautar num conjunto de conceitos sócio-culturais e uma moral bem diversa. Aliado a isso, há também uma distância lingüística, no campo do discurso, que torna difícil entender plenamente uma série de metáforas dos mangás, dificultando que o leitor adentre profundamente o universo poético destes quadrinhos.

A série Samurai X (Rurouni Kenshin, no original) se mostra um exemplo bem sucedido de construção do conceito de herói de uma forma que pode ser entendida pelo leitor ocidental e apresenta uma interpretação interessante do ponto de vista da cultura japonesa, pautada em seus acontecimentos sócio-históricos.

Na história toda, predomina uma aproximação de herói e vilões que tomam parte nas disputas políticas em torno da restauração Meiji, após as guerras do final do shogunato Tokugawa. É mostrado claramente como os dois lados desta guerra tinham uma visão parecida sobre um futuro melhor para o Japão e até mesmo uma noção de “bem” e “justiça” semelhante, mas divergiam com relação aos caminhos que levariam o país a esta condição.

Kenshin Himura, um ex-assassino do lado revolucionário dos monarquistas que colocaram o imperador de volta no poder, passa por um longo processo de aprendizado do conceito de herói escolhido pelo autor, Nobuhiro Watsuki. O estilo de kenjutsu ao qual pertence tem com lema “proteger os inocentes dos infortúnios causados pelo tempo presente” e a divergência na interpretação deste lema o leva a se separar de seu mestre para se juntar ao exército revolucionário.

Depois de desistir, desiludido com tanto sangue em suas mãos, Kenshin passa a viver como um andarilho que busca se livrar da fama de retalhador, protegendo inocentes com uma espada de lâmina invertida e uma promessa de não mais matar.

Forçado a lutar novamente para impedir que outro assassino daquele exército comece uma nova guerra, Kenshin volta humildemente ao esconderijo de seu mestre para lhe pedir que termine seu treinamento. Ele somente é aceito quando seu mestre percebe que em suas andanças Kenshin finalmente entendeu o preceito do estilo Hiten Mitsurugi: que para proteger os inocentes, sua espada não deve estar atrelada a nenhuma causa política e ela deve defender justamente os inocentes que sofrem nos processos de transição da história.

O que Seijuro Hiko lhe ensina em seguida é ainda mais interessante: que para vencer, Kenshin não deve se tornar um santo ou vender sua alma ao demônio. Nenhuma causa vale o preço de uma vida humana e se ao menos uma pessoa se magoar com a sua morte, a vitória pode ter sido em vão. Entre dois adversários igualmente fortes dispostos a tudo por suas causas, apenas a vontade de viver garante a força necessária para a vitória.

Parece complicado entender este conceito, como de fato foi para o protagonista, mas ele combina bem com a visão política expressa na obra. Ao longo de toda história, mesmo os mais virtuosos e bem intencionados personagens que tomaram parte na burocracia do governo acabaram corrompidos de alguma forma pelo poder. O que Watzuki mostra é como os homens devem estar acima das causas do Estado e como esta instituição não pode substituir aqueles que ela representa.

Para tudo isso, Watzuki usa metáforas verbais e pictóricas muito fortes, que têm um sensível aperfeiçoamento ao longo da série. A precisão de seu texto demarca muito bem os elementos destas metáforas, reforçando sempre um sentimento ou estado de espírito por meio da repetição, que funciona quase como um refrão entre diálogos e a narrativa.

A dimensão da crítica do autor fica maior quando fato de que a nova era no Japão não “escolheu” Kenshin como seu herói e, sem que ele visse, a história tomou um rumo diferente daquele pelo qual lutou. Essa postura faz com que Samurai X seja uma leitura mais do que recomendada para qualquer leitor ocidental interessado em uma obra com um conteúdo profundo e bem elaborado. Principalmente se ainda existir algum preconceito com esta forma, que comporta em seu universo uma enorme variedade de gêneros, temas e formas a serem conhecidos.

Shaman King


Hiroyuki Takei começou no mundo do mangá em 1994, quando ganhou o 'Prêmio Tezuka' por seu mangá 'Itako no Anna' (anteriormente ele já havia sido finalista com a história 'Doragu Doll Dan'). Takei é o autor de Shaman King, começou sua carreira de mangaká como assistente. Foi assitente de Sakura Tamakichi (Autora de 'Shiawase no Katachi') e depois também de Nobuhiro Watsuki ('Rurouni Kenshin'/'Samurai X', 'Busou Renkin', entre outros sucessos) juntamente com Eiichiro Oda (Autor de One Piece).

Em 1996, Takei lançou um oneshot de 'Butsu Zone' na Shonen Jump, que é chamado de 'Butsu Zone Zero'. O sucesso foi tão grande que os editores pediram para que ele continuasse a obra em uma série, que em 1997 estava sendo lançado as séries de Butsu Zone. Porém, este mangá não teve um resultado tão bom. Não porque ninguém gostou, todos adoraram o mangá, mas ele continha muitas referências ao Budismo, então os editores de Takei pediram que ele publicasse outra obra que contasse mais ou menos a mesma história, mas com menos referências ao budismo, e assim nasce Shaman King. Como o mangá teve um fim prematuro, por causa dos motivos religiosos, algumas informações e explicações que viriam futuramente no mangá não foram lançadas, então alguns aspectos de Butsu Zone ficam confusos.

Na metade do ano de 1998, começou a ser lançado pela Shonen Jump 'Shaman King', se tornando rápidamente um sucesso grandioso no Japão. Em Dezembro desse mesmo ano, estava começando a ser sendo lançada a edição em Tankohon de Shaman King.

Em 2001 começa a ser lançado o anime de Shaman King. Até a primeira metade do anime, quase tudo vai de acordo com o mangá, mas da segunda metade em diante a história segue uma história completamente diferente do mangá, e termina ANTES do final do mangá, em 2002. Em uma entrevista atual, Takei diz que ele não teve tempo para inspecionar o que estava sendo feito com o anime.

No ano de 2003 acaba a publicação de Shaman King pela Shonen Jump semanal (foi publicado até o capítulo 284, o 285 foi incluído posteriormente ao volume 32 dos Tankohon). Também é lançado neste ano o primeiro CD de Dorama de Butsu Zone.

Em 2004, a polícia de Aomori nomeia 'Anna Kyoyama' de Takei como a mascote oficial deles. Também são lançados mais dois CD de Dorama de Butsu Zone, que chegam até o volume 2 de Butsu Zone, mas tem um final alternativo ao mangá.

Em 2006, é lançado 'Smash Bomber' que vai do capítulo 0 ao 3. É claro que esta série não teve o mesmo sucesso de Mankin, e teve um fim prematuro também.

No começo do ano de 2007, começa a ser publicado 'Jyuki Ningen Jumbor - Jumbor Barutronica', sendo terminada sua publicação no capítulo 10. Neste mesmo ano, é anunciado um possível final para Shaman King, que foi confirmado com as reedições em Kanzenban (Shaman King "Kang Zeng Bang"). É lançada a reedição de Butsu Zone, em dois volumes na forma de bunko.

A partir de 4 de março de 2008, começa a ser lançada as reedições de Shaman King (Shaman King Kanzenban ou Kang Zeng Bang), sendo lançadas 2 edições por mês, onde acabará na edição 27 com o novo final da serie.

Voltando ao Takei, ele possui um filho e uma filha. É casado, seu sangue é do tipo A e ele adora corujas. Sua obra de maior sucesso é Shaman King, que conta a historia do garoto Yoh. O personagem principal é Manta Oyamada, de acordo com o próprio Takei.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

inuyasha


InuYasha é um hanyou (meio-youkai), por ser filho de um youkai e de uma humana. Desta forma, os youkais possuem poderes diferenciados. Kagome Higurashi é uma garota japonesa dos tempos atuais e ainda estudante colegial. Certa vez ela descobre uma passagem secreta em um poço de sua casa, que é um templo muito antigo, e volta no tempo, para o Japão feudal, onde encontrou InuYasha.
Kagome, é uma garota comum que mora no Japão, e é puxada por um poço misterioso, perseguida por um monstro, e vai parar no Japão na época Feudal (Sengoku Jidai), em um vilarejo. Lá encontra Kaede, e enquanto conversam, o mostro volta e tenta matar Kagome, e pegar a Jóia das 4 Almas que está em seu corpo, então ela foge para a floresta. Durante a perseguição, ela encontra Inu Yasha (um meio Youkai cachorro) preso a uma árvore por uma flecha que foi lançada por Kikyou (irmã mais velha de Kaede, namorada de Inu Yasha, mas ambos foram enganados, e Inu Yasha que queria se transformar em um humano completo para viver com Kikyou decidiu se tornar um demônio completo, então brigaram). Ele acorda e pede a Kagome para soltá-lo para salvá-la do monstro que a perseguia. Ela o solta, e ele destrói o monstro. Logo tenta matar Kagome também, para pegar a Jóia das 4 Almas, mas Kaede aparece e joga no pescoço de Inu Yasha um rosário, colar, pedindo para que Kagome fale uma palavra espiritual (qualquer palavra), que ela seria a chave para acalmar Inu Yasha. Ela fala "Senta" (osuwari em japonês) inspirada nas orelhas do Youkai, e ele cai no chão. Eles passam a depender um do outro pois Kagome sente a presença dos pedaços da jóia de quatro almas, e Inu Yasha a protege contra os monstros que aparecem no caminho. Inu Yasha quer a jóia para se transformar em um demônio completo e mais poderoso, e Kagome porque a despedaçou e tem essa obrigação. No começo os dois se odeiam, mas depois começam a se apaixonar.

sakura card captors


*** Pra ler sobre a história inteira, vá clicando em cada link e voltando. Quando chegar no final da página, estará sabendo de tudo! ^^ A primeira vista, a impressão que dá é que CCS não passa de mais um desses animes bobinhos feitos para crianças. Mas, quem cai nessa conversa, acaba perdendo um anime com um plot realmente empolgante escondido atrás do que parece ser uma garotinha clichê de anime catando cartinhas por aí.
Não acredita no que eu estou falando? Então continue lendo!
Só pra começar, CCS foi criado pela Clamp. Só isso já é um bom motivo pra você desconfiar, não é mesmo? ^_~
Mas vamos ao que realmente importa:
Sakura Kinomoto é uma garota de dez anos que vive uma vida bem simples e cotidiana. Apesar de ter perdido sua mãe, Nadesiko, muito cedo, Sakura não é uma criança triste. Muito pelo contrário, é alegre, doce, cheia de vida e muito amada por todos que a cercam.
Tudo começa quando Sakura, por acaso, abre um dos livros da biblioteca pessoal do seu pai. Dentro dele, nada mais do que algumas curiosas cartinhas. Sakura, por curiosidade, pega a primeira delas e lê o que estava escrito: WINDY (vento)
Assim que ela diz essa palavra, surge uma ventania repentina que leva todas as cartas embora. Sakura fica apenas com a carta "the windy" na mão.
Mas o que sobra de toda essa confusão não é só a carta. Um bichinho muito estranho também aparece. Seu nome é Kerberus e ele se apresenta como o protetor das cartas Clow (Clow Cards).
As Cartas Clow são cartas mágicas muito especiais criadas pelo Mago Clow . Cada uma delas tem um poder muito específico que pode ser utilizado por aquele que a possuir. Além disso, cada carta tem personalidade, atribuições e força que são diferentes entre si.
Kerberus explica a Sakura que toda essa força mágica agora estava espalhada pelo mundo e, por isso, as cartas deveriam ser resgatadas e trancadas o mais rápido possível, caso contrário, muitas tragédias poderiam acontecer.
Ganha um doce se você adivinhar quem recebeu a incumbência de reunir todas as cartas novamente! (Não, não foi o Li!)
A partir daí, Sakura se torna uma Card Captor e começa sua missão de reunir as cartas. Mas é claro que não o fará sozinha! Além de Kerberus, que Sakura chama carinhosamente de Kero, ela contará com a ajuda da amiguinha, Tomoyo Daidouji, do emburrado Li Shaoran e, somente na versão animada, de Meilin. (ajuda?! Bem... quase...)
Mas não só do ofício de Card Captor que vive a pequena Sakura. Ela também tem que enfrentar o cotidiano da escola. Todos os dias, a menina acaba dormindo mais do que deveria e quando acorda... é aquela correria! Toma o café da manhã, preparado pelo seu pai Fujitaka, em tempo recorde e se apressa pra colocar os patins e voar pra escola.
Muito dedicada a moça, não é?
Que nada, o que ela quer mesmo é alcançar seu irmão mais velho, Touya, a tempo para que assim, ela possa ir pra escola junto com Yukito, o melhor amigo de Touya.
É... Sakura-Chan está apaixonada! Também não é por menos, Yukito é tão fofo e simpático que simplesmente não há como não gostar dele, não é mesmo? ^-^ (Ai, ai, ai, Yukiiiiito!!!!)
No colégio, Sakura vive grudada na melhor amiga, Tomoyo, que por sinal é a primeira a saber do segredo das cartas mágica e como é muito rica e cheia de talentos, se oferece pra confeccionar os uniformes da amiga, além de filmar todas as aventuras. Afinal, segundo ela, Sakura pegando as cartinhas com aquelas roupinhas cada dia mais fofas fica linda demais pra não ser registrada. Mas Tomoyo não é a única amiguinha de Sakura. Também tem Chiharu, a Rika, o Yamazaki e a Naoko... Sakura é muito popular, né? ^-^
Esse é o mundo de Card Captor Sakura! Mas, a história está apenas começando... Ainda temos muitos personagens misteriosos. Desconfie até da professora de Matemática! ^^

Yu-gi-oh!


A maioria das pessoas que assistiu o famoso Anime Yu-Gi-Oh!, só puderam ver depois que o mesmo passou pelas mãos da 4Kids(empresa americana responsável pela tradução do desenho e dos Cards). O que foi visto foi, quase que completamente, modificado.A cultura japonesa fala muito de religiosidade, misticismo... e isso é mostrado sempre nos Animes como uma coisa normal, nada de muito assustador pra eles. Essa é uma grande diferença entre os Animes e os Cartoons. Já nos estados Unidos, os adolescentes não se interessam muito por desenhos animados, tendo seu maior público voltado as crianças.Mas como mostrar um Anime onde se fala em morte, bruxaria, magia negra, onde tem violência, sangue para um país como EUA? O negócio é mudar tudo isso e deixar apropriado a elas. Assim o Anime foi infantilizado, tendo muitas cenas modificadas e cortadas, falas alteradas...
Abaixo segue um artigo que retirei de um fórum, não sei se ele ainda existe.
Obs.: O artigo informa certos links pra alguns vídeos, porém eu não tenho nenhum deles e também não sei se ainda estão ativos na Internet.Mas é fácil encontrar os episódios originais completos.
OBS: Eu resolvi fazer uma supermatéria para vocês compreenderem melhor o verdadeiro Yu-gi-oh! que foi totalmente destruído pela 4KIDS da Wanner Brothers. Se você é fã do anime, mas está impaciente, dê uma lida nas partes censuradas abaixo (com o título “DIALOGOS ALTERADOS, ABERT...”) e na “CONCLUSÃO” e “CONCLUSÃO GERAL” no final da matéria. Agora para aqueles que não vão com a cara do anime, pelo menos dê uma lida no ultimo título “CONCLUSÃO GERAL” logo no final, pois é muito importante para todos nós Otakus. Agradeço a paciência de vocês.
Há quase 1 ano atrás Yu-gi-oh! Era anunciado na TV paga e logo chegei a pensar “Oh não, mais um clone horrendo de pokemon!”. Eu na maior falta do que fazer, resolvi dar uma olhadinha no anime no seu dia de estréia, convencido de que era o mais recente grande sucesso no Japão. Havia começado, o anime era muito bem feito, ficou interessante... Chegou até o final e não conseguia fechar mais a minha boca, o anime era bom demais! Mas por ser da versão americana os cortes e os furos forçados no roteiro eram bem visíveis ( eu que sou Otaku desde a época do CDZ, conheço muito bem essas coisas). Porcausa disso, resolvi ficar muito tempo pesquisando pela internet para descobrir o verdadeiro Yu-gi-oh! , e agora posso lhes apresentar todas as verdades sobre esse anime, que esta longe de ser visto por aqui... Antes de apresentar esta supermatéria, queria lhes dizer que essa matéria pouco tem a ver com as que vocês lêem em famosas revistas por aí. Porque lá não existem redatores e sim um bando de amadores que só faz apenas um resuminho rápido do que viu na versão americana da TV (muito falsa, logo abaixo irei lhes mostrar o escândalo). Qualquer um daqui é capaz de fazer uma matéria melhor do que eles! Fiquei quase um ano elaborando essa matéria com maior cuidado para vocês e apesar de estar muito grande eu agradeço a paciência de todos. (desculpe a postagem confusa das figuras, tive dificuldades para posta-los)
INTRODUÇÃO
Yugi tem 16 anos (isso mesmo!), era um nerd sem amigos do 2° ano do 2º grau da escola japonesa Domino High School. Apirralhado e fracote , vivia matando aulas de educação física, era zombado por todos e ainda servia de saco de pancada para os arruaceiros da escola, enfim um pobre coitado! Seu principal passa tempo era jogos, principalmente o enigma do milênio dado pelo seu avô há 8 anos atrás, onde ninguém jamais conseguiu resolve-lo. Ao colocar a ultima peça restante, o item liberou uma grande carga de poderes, penetrando-o. Dizia as lendas àquele que conseguisse resolver o enigma, libertaria um grande poder das trevas para dentro de si. Ninguém nada menos que uma grande alma maligna, que haveria de jogar nosso amiguinho para encarar desde perigosos bandidos à fúria dos Deuses Egípcios! E outro personagem que se destaca bastante é o deliquente juvenil chamado Jounouchi (Joe). Jounouchi não é um cara lá muito chegado a pensar, o negocio dele é resolver os problemas no braço! Sua personalidade é instável, sujeita a chuvas e trovoadas no decorrer do período! E não pense que Jounouchi é uma daqueles bons meninos de ouro, com pobleminha familiar mixuruca! Só procê ter uma idéia até onde vai a coisa o pai dele gosta mesmo é de uma manguaça! O veio é bebum mesmo, pau-d’água, cachaceiro e não dá a mínima pro filhote! Taí um motivo de verdade pra ser revoltado! (isso não aparece na versão americana, veja mais a seguir!). Mas tarde durante a série, a energia que move os personagens que nem os Cosmos Zodiacais é o “Ka” ( vide “CULTURA” abaixo). Contando com a ajuda de sua alma maligna aprisionada e mais 3 muleques revoltados, Yu-gi-oh! é uma chuva de gente má, safada, que rouba esmola de ceguinho!
HISTÓRICO
Criado por Kazuki Takahashi, YGO (Yu-gi-oh! como vou chamar mais adiante) surgiu primeiramente no manga em 1996 na revista semanal Shonen Jump ( a revista para público adolescente de maior sucesso no Japão que já publicou grandes sucessos entre eles Yu-Yu Hakusho, Saint Seiya, Rurouni Kenshin e muitos outros). A história já rendeu manga pra caramba, 32 volumes, cada um com 200 páginas e até hoje vem sendo publicado por lá! São histórias com muita ação, um enredo cheio de tramas e reviravoltas e que chega até inserir mitologia egípcia na sua trama, enfim uma verdadeira Saga. Para a surpresa de muitos o mangá do YGO começou sem o seu famoso RPG card-game, e ficou muito tempo assim até o volume 8, ou seja, 1600 páginas! Acontece que Yugi surgiu como uma espécie de herói diferente, que tinha 2 almas (uma idéia bem interessante que mais tarde inspirou outros mangás legais e conhecidos como o “Hikaru-No-Go” em 1998). Toda vez que ele se metia em confusão, a alma do faraó aprisionado nele era “ativado” para enfrentar o seu inimigo com...jogos? Isso mesmo, Yami, antigo faraó rei dos jogos, provocava seus adversários a disputar jogos de acordo com a personalidade do malfeitor, ou seja, se o cara fosse um bandido marginal seriam jogos ilegais de cassino e do submundo, às vezes chegava até envolver alcoolismo! Já com adversários mais jovens eram jogos mais infantis e porai vai. Caindo nessa isca, os adversários convenciam em aceitar os seus jogos. Aqueles que partiriam para EDITADOda encima do Yami, recusado aceitar a sua derrota ou desistir no meio do jogo, receberia pelo próprio Yami uma magia chamada “punição das Trevas” dentro de sua mente, ficando sob loucura por dias! Já o card-game foi introduzido pela primeira vez no volume 3 quando o Avô do Yugi, ex-arqueólogo aposentado, depois de uma viagem aos EUA trouxe de lá o card-game chamado “Magic & Wizards” para a sua loja de jogos no Japão. O jogo era uma versão genérica do famoso “Magic the Gathering”, mas ele ficou no 2º plano por muito tempo (Yugi apenas jogava algumas vezes), visto a intenção do mangá de focar na diversidade dos jogos. O card-game tornou-se tão popular que o autor não agüentou mais receber dos leitores pedidos para dar mais atenção nesse jogo e a partir do vol.8 começa toda aquela história do anime da TV, ou seja, o autor decidiu a partir de então trabalhar somente no card-game. Foi um golpe de mestre que fez ganhar muito mais popularidade no seu mangá além de se tornar uma franquia de peso para varias empresas apostarem suas fichas nele...
O ANIME
Antes do anime que nos conhecemos já havia surgido “Yu-gi-oh! Game of the Darkness” em 1998, animado pela decadente TOEI (hoje recuperada da crise), cuja missão era dar “vida” aos primeiros volumes do mangá, mas terminou prematuro com apenas 28 capítulos. Com um roteiro muito mal adaptado em relação ao manga, personagens baixinhos (coisa bem de TOEI na época) e uma animação de baixa qualidade, resultou num fracasso total depois de BT`X em 1996( obra de Masami Kurumada (Saint Seiya), outra grande aposta da TOEI que também fracassou). Mas o desastre não queimou o filme do manga que ainda continuou firme fazendo bastante sucesso junto com o seu card-game, até que apareceu nada menos que a Konami fazer outra grande aposta do nosso conhecido anime que fez o seu debut em abril de 2000...
E O NOVO ANIME COMO FICOU?
Ficou muito bem feito, a animadora N.A.S. que nos trouxe Evangelion caprichou muito bem aqui, ainda mais financiado pela Konami. Uma animação rica em detalhes, muitos efeitos especiais e uma taxa de quadros altíssimo para uma série de TV, ainda mais para uma série que já conta com mais de 150 episódios atualmente! O enquadramento aqui também é de dar prêmio: é cheio daqueles closes maneiros nos rostos dos personagens para realçar as suas emoções e o freqüente uso de perspectiva para dar mais ação e dramaticidade nas cenas (técnicas caras, usadas em poucos animes como o Rurounin Kenshin, Silent Mobius e Cowboy Bebop). E mais o novo caracter design, bem mais realista que no mangá e com modelos grandes e cheios de traços, dando mais “poder” aos personagens. Tudo isso foi o suficiente para elevar a série do fundo do poço a arrumar um lugar ao sol! A Konami esperta lançou quase ao mesmo tempo o card-game da série que há anos só era visto nas páginas do mangá, e foi um verdadeiro fenômeno, permanecendo até hoje o card-game mais popular do Japão. A partir daí surgiram varias outras mercadorias como jogos para gameboy, playstations, tranqueiras... Foi um sucesso total! Mas tem algo que realmente não agradou nessa nova versão do YGO. Para evitar problemas de direitos autorais, a Konami decidiu trocar o nome do card-game “Magic & Wizards” do mangá para Duel Monster ( Magic já tem dono!), tanto no anime como em seu card-game. O novo nome é um tanto besta, que nos faz lembrar daquelas pragas que queremos tanto esquecer... Muito mal escolhido, que fez todo mundo aqui no ocidente ,inclusive eu , ignorar o anime como mais um daqueles milhões de clones de pokemon, se nem mesmo sabíamos o seu conteúdo! Mas felizmente nada mudou no mangá que permaneceu com o nome “Magic&Wizards”(“M&W” como vou chamá-lo mais adiante) no seu card-game, visto que as decisões do autor eram independentes da Konami. Como a nova série não era continuação da fracassada série da TOEI, o grande desafio da Konami era começar a história a partir do Vol.8 do mangá , devido o medo de repetir o fracasso da série de 98 que chegou perto desse volume e, claro, o interesse pelo card-game que começou a ser bem aplicado a partir daí. Então se decidiu resumir, no meio do roteiro, apenas os elementos chave dos volumes anteriores como os históricos dos personagens, eventos marcantes, etc. O resultado se saiu muito bem, a Konami com mérito conseguiu elaborar um novo roteiro que desse ao público a essência de toda a série desde o seu 1º volume, e olha que resumir 1600 páginas é tarefa pra poucos! Mas o anime também tem os seus pontos negativos. Como todo grande sucesso, assim como aconteceu no anime Rurounin Kenshin, a Konami , que patrocina e dirige o anime, algumas vezes acrescenta uma mini-série com alguns episódios entre o desfecho de uma saga com a outra a começar (os famosos episódios tapa-buraco), inexistentes no roteiro do manga. Justamente para alongar o sucesso da série até o seu ultimo capítulo, com medo do autor a qualquer momento terminar a sua obra, já que o seu trabalho é independente como citei antes . Mais o menos assim: no momento que o autor terminar o manga, no anime ainda falta 20 capítulos até chegar na parte final do manga devido ao “atraso” desses capítulos. No começo eles tinham um roteiro fraco e eram geralmente mal desenhados como a chatíssimos episódios do “The Big 5's Trap, Duel Monsters Quest” (“Digital Duel Monster” na versão americana, nos eps. 41 à 43) e o “The Girl from America” ( “The watch of Rebeca” por aqui ,nos eps. 39 e 40). Agora após o final da saga “Alcatraz Duel Tower” eles apresentaram uma trama decente que até insere mitologia grega e elementos de religião satânica! Atualmente eles estão sendo exibidos somente no Japão, se preparando para receber a provável ultima saga da série que por enquanto só está no mangá, “Pharaonic Arc”. Mais a seguir irei lhes indicar os melhores links para você acompanhar as aventuras de Yugi e sua turma tanto no mangá quanto na TV do Japão. Não estou querendo ser nenhum “desmancha-prazer”, mas como os americanos destruíram completamente a história e as cenas do anime que passa poraqui, não há absolutamente nenhum problema de você saber o que aconteceu e o que está acontecendo por lá, e você ainda estará aprendendo mais do que assistindo a versão falsa do anime dos EUA, mesmo vendo simples figuras e textos!
O MANGÁ
Tecnicamente falando o mangá do YGO é bastante bem feito. Os traços de Takahashi são muito bom, bem firme e preciso, que insere bastante traços e detalhes nos personagens e no cenário, fazendo uma arte-final muito bem acabada. O que decepciona aqui é o caracter design, pouco realista para uma série que leva o roteiro de seu tipo, notável nos personagens masculinos onde ele tem a mania de desenhar pernas afinadas neles. E apesar da série se basear no mundo real, ter personagens do Japão enfrentando os dos EUA e tal, o autor por gosto duvidoso resolveu homenagear a sua cidade natal Tókio por um nome de um dos seus jogos favoritos. E eis o nome: Domino City. Nome bem a cara da cidade japonesa... Mas esses defeitos não comprometem o belo espetáculo das cenas de ação que são de cair o queixo e o ótimo roteiro que a série leva.
DIÁLOGOS ALTERADOS, ABERTURA CORTADA, ZILHÕES DE CORTES, ROTEIRO MEXIDO!
Não satisfeito por ser um anime voltado para o público adolescente, os americanos resolveram meter o dedo porco encima do roteiro. Nos otakus vivemos criticando a Globo pelos cortes que ela faz nos seus animes considerado por ela infantis, mas nunca iríamos acreditar que existiria coisas bem pior que isso (e bota pior nisso!)! Os caras são xiita mesmo! Puritanos fanáticos! A distribuidora 4KIDS Entertament (subsidiária da Wanner Brothers, que trouxe o malfadado Pokemon no ocidente) por puro preconceito e interesses comerciais voltado ao seu público( o próprio nome dela diz, “for kids”, dah!), literalmente esquartejou o anime da maneira mais sanguinária e brutal! Justamente para seguir o padrão deles de que anime é coisa de criança. Dêem só uma olhada em algumas das milhões de cenas politicamente incorretas (pra eles) que jamais serão visto na versão americana que passa poraqui: Não se esqueça:
VA- Versão Americana
VJ- Versão Japonesa
-Veja os nominhos que os caras colocaram:
Jounouchi Katsuya- Joe Wheller
Anzu Mazaki- Tea Gardner
Honda Hiroto- Tristan Taylor
Mai kujaku- Mai Valentine
Shizuka Katsuya- Serenity Wheller
Pegasus J. Grawford- Maximilian Pegasus
Cynthia - Cecelia Pegasus
Keith Howard- Bandit Keith (se pronuncia “quêiti” e não “quíti” como no erro da dubragem) Sugoroku Mutou- vovô ou Salomon Mutou
Insector Haga- Weevil Wonderwood
Dinosaur Ryusaki- Rex Raptor
Otogi Ryuji- Duke Devlin
Ryuta Kajaki- Mako Tsunami
Player Killer- Panic
Pandora- Arkana Isis
Ishtar- Isisu Malik Ishtar- Maric
Logo abaixo irei usar o nome dos personagens da versão original, porque chamar um japonês de DÂQUI DEVILIN é pura ofensa contra eles!
- VA- No primeiro capítulo nós vimos a cena onde os capangas do Kaiba vieram seqüestrar o avô do Yugi e mais tarde Yugi com seus amigos vieram resgata-lo, muito fraco mas sem nenhuma explicação. Depois Anzu e Honda ajudaram a levar ele para o hospital e então Yugi resolve enfrentar o Kaiba.
VJ- Os capangas vieram seqüestrar Sugoroku,mas não só isso como também resolveram dar EDITADOda nele, forçando ele a duelar contra o Kaiba. Bem o resto vocês já sabem...
VA- No episódio 12, Mai guiou Anzu para tomar banho no chuveiro por perto. Depois da Anzu entrar pro banho, Mai resolve ficar perto do chuveiro conversando com Jounouchi frases bobinhas (no original japonês ela na verdade fez ameaças a aqueles que ousarem bisbilhotar Anzu no banho). Anzu de repente ouviu um barulho por perto e ela critou assustada. Mai alertada resolveu dar uma olhada por volta dizendo que não tinha nada e “do nada” (veja o que era esse “do nada” abaixo) aparece a cena da turma toda comendo a janta. VJ- Mai sugere a Anzu para tomar banho no seu chuveiro portátil e ela concorda. Mai próxima ao chuveiro fica vigiando fora para prevenir alguém de espiar Anzu no banho. Naquele momento um luxuoso transatlântico veio ao redor da baia por perto. Anzu então pergunta para Mai porque ela resolveu participar no Reino dos Duelistas. Mai disse para a Anzu que ela costumava a trabalhar num luxuoso transatlântico, exercendo a profissão de “Casino Hostess” ( não conheço uma tradução literal para esse termo, veja as imagens abaixo para você ter uma idéia). Ela costumava ver vários tipos de pessoas ricas e que não ia muito com a cara deles. Mai perguntou porque Anzu anda sempre com Yugi e os outros, e a Anzu respondeu “Porque nos somos amigos”. De repente um zunido do outro lado do chuveiro assustou Anzu, e Mai foi checar e não viu nada. Enquanto Jounouchi e Honda estavam prontos para espiar a Anzu no banho ( o Yugi tentou os impedir, mas ele era fraco demais para impedir a ação dos safados), Mai apareceu por traz e deu EDITADOda nos dois pervertidos, deixando assim a Anzu tomar seu banho em paz.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Digimon

Digimon é a abreviatura para Digital Monsters (monstros digitais) os quais são, segundo a história, criaturas que habitam no Mundo Digital (Digital World), um mundo paralelo que é em grande parte uma manifestação do ciberespaço da Internet. As histórias falam sobre um grupo de crianças conhecidas como os "Digi Escolhidos", que acompanham digimons especiais nascidos para defender o seu mundo (e o nosso) de várias forças do mal, tanto digitais como humanas. Para os ajudar a ultrapassar os obstáculos mais variados de ambos os mundos, os digimons possuem uma habilidade especial chamada shinka (evolução). Esta habilidade consiste numa evolução instantânea, modificando a aparência e os poderes do digimon. O grupo de crianças que entra em contato com o Mundo Digital muda de série para série.
Muitos rumores afirmam que haveria entre quatro a sete temporadas das séries televisivas de Digimon, mas nada foi oficialmente confirmado. Até 2007, existem cinco temporadas: as duas primeiras (Digimon Adventure e Digimon Adventure Zero Two) - que formam um único enredo - e as três seguintes (Digimon Tamers, Digimon Frontier e Digimon Savers) que têm histórias não-relacionadas. A terceira série faz referência às empresas comerciais e televisivas das duas primeiras.
Somando a isto, existem vários filmes baseados no universo Digimon. Um filme, Digital Monster X-Evolution estreou no início de 2005, no Japão. Este novo segmento da saga Digimon foi inteiramente feito em animação por computador.
Digimon é produzido pela Bandai e pela TOEI. Originalmente, as séries foram exibidas na Fuji TV do Japão.
Em Portugal, a primeira série foi transmitida pela TVI, pela SIC e pelo Canal Panda, a segunda e a terceira pela SIC e pelo Canal Panda e a quarta apenas pela SIC. No Brasil, todas as séries até a quarta foram exibidas pelo canal Fox Kids (atual Jetix) na TV à Cabo e pela Rede Globo na TV aberta

sábado, 8 de novembro de 2008

animes e mangás

Tudo se inicia em 1916 quando foram feitas as primeiras películas de animação Japonesa com Noburo Ofuji.
Passados 16 anos o anime toma um novo rumo tendo atingido nesta época reconhecimento internacional. Assim encontramos, em 1932, o primeiro anime com som que foi implementado por Kenzo Masaoka com o nome de “Chikara to Onna no yononaka”.

Na década seguinte, mais precisamente em 1943, é produzida a primeira longa-metragem de animação Japonesa pelas mãos de Seo, a qual é chamada de “Momotaro no umiwashi“ e que retrata a marinha Japonesa e a sua posição face ao ataque a Pearl Arbour na 2ª Guerra mundial.

Em finais da década de 50 (1958) aparece o primeiro anime colorido pelas mãos de uma empresa criada com vista à elaboração e divulgação de anime's chamada Toei Animation, esse anime recebe o nome de “Hakujaden”.
A partir daí, entre a década de 60 até quase ao final da década de 70, foram criados anime's que captavam estilos vários tais como anime's retratando histórias para crianças, e anime's com temáticas como automobilismo, novelas, artes marciais, etc...

Com a chegada dos anos 80 a produção de anime teve um crescimento espantoso com o acentuado consumo de anime's do estilo drama/acção, crescimento mais acentuado após a saída a público de um anime chamado “Gundam”. No estrangeiro o interesse também disparou tendo sido criado o primeiro clube de culto chamado “japanimation”.

Os anos 90 foram considerados os anos de ouro em relação ao anime quando especialmente quando foi lançado “Akira” que implementa um novo estilo. O anime Cybernetica, fez com que o mundo do anime se expandisse ainda mais, recebendo imensas críticas positivas, tendo mesmo sido considerado o melhor anime alguma vez feito. Mas o que levou o anime para o topo foi o lançamento de “Ghost in the Shell”, este anime que possibilitou não só a estabilidade do estilo anime inicialmente criado por Cybernetica mas também a estabilidade deste negócio. Este anime acabou por ter tanto ou mais crédito do que o seu prodecessor “Akira”.

Após a viragem do século foram criados vários estilos de anime's mas o que abriu um novo mundo para os mesmos foi um em particular chamado “Sen to Chihiro no Kamikakushi” ao vencer um Óscar da Academia na modalidade de melhor animação. Este anime produzido por Myazaki Hayao foi um grande êxito tanto dentro como fora do Japão.

Algum tempo depois, pelas mãos do mesmo realizador, sai “Hauro no Ugoku Shiro” uma adaptação da obra “Howl´s Moving Castle” de Diana Jones, que foi considerado tão bom como o seu predecessor sendo considerado um dos melhores filmes de animação Japonesa da actualidade.
Nos dias de hoje temos um vasto leque de escolhas tanto em termos de estilo como de número de anime's existentes.

Naruto


O Manga/Anime conta a hístória de um jovem chamado Uzumaki Naruto , um menino da vila de ninjas Konoha (aldeia da Folha) no País do Fogo (em um mundo fictício). Quando ainda bebê, Naruto teve o monstro Kyuubi, uma raposa de nove caudas, aprisionado em seu corpo, pelo Yondaime(quarto Hokage da vila de Konoha e pai do Naruto), para salvar a vila, usando essa técnica proibida o Yondaime morreu.
Desde então, Naruto é visto por muitas pessoas como um demônio, não só pelos familiares das pessoas que Kyuubi matou, mas também por pessoas que sofrem com as besteiras feitas por Naruto. Incompreendido, Naruto sonha em se tornar um ninja poderoso, e ser nomeado Hokage (um dos ninjas mais fortes existentes), pois assim suas verdadeiras habilidades seriam mostradas e sua força seria reconhecida por todos. Entra na Academia Ninja, onde sofre com notas baixas, mas é ajudado por seu professor e amigo Iruka. Consegue finalmente se tornar Genin (nível ninja mais baixo) e apartir daí passa a ser ensinado pelo Jounin, Hatake Kakashi, com seus dois colegas: Haruno Sakura e Uchiha Sasuke.
O Manga/Anime, conta sobre as missões que Naruto e seus colegas devem cumprir, e mais tarde, o teste Chunnin, que selecionará aqueles que passarão para o segundo nivel ninja: Chunnin. O teste Chunnin baseia-se em três etapas, sendo a primeira delas a prova escrita. O objetivo da prova não é exatamente acertar todas as perguntas. Era provar seus métodos shinobi e colar sem ser percebido, e a apenas os melhores ninjas haviam percebido isso. A segunda etapa é sobreviver 5 dias na floresta da morte, e nesse meio tempo coletar os pergaminhos do céu e da terra para passarem a terceira etapa, que é lutar entre si sendo avaliados.

Shurato


Shurato é inspriado na mitologia do budismo-hindú, resgatando um pouco o começo das histórias no Japão, que eram inspiradas em lendas. Esse anime com heróis e armaduras, conquistou o público brasileiro aproveitando a rabeira de Saint Seya. O budismo hindú divide o universo em 6 mundos: Mundo dos Devas, dos Ashuras, dos Homens, dos Animais, dos Pretas e dos Niraya. Esses mundos são parecidos com os 6 infernos de Shaka ( lembra quando ele aplicou o Sei San-sahra em Ikki), os 6 infernos de Shaka foram baseados nessa divisão universal feita pela budismo-hindú.
Em Shurato existem 3 divindades que controlam os 8 Guardiões.
Shiva - Deus inocente ou da transformação. Tem um 3º olho, longos cabelos e uma serpente que simboliza sabedoria ou Kundalini ( uma energia adormecida no interior de todo ser humano). Com o 3º olho fechado Shiva é o protetor dos inocentes e, quando o abre, se torna Sankhara, o Destruidor. Ele não é um deus do mal, pois como a força da natureza destrói o velho para que o novo possa nascer, ao mesmo tempo é o destruidor e o criador . Em Shurato é o mal incarnado.
Brahma - Deus criador .Divindade príncipal na mitologia, acredita-se que tudo se originou dele da natureza ao ser humano. Em Shurato, ele morreu na batalha Celestial entre o Mundo Celestial e os Devas, que ocorreu 10.000 anos atrás.
Vishnu - é o Deus protetor do universo, que se manifesta numa forma masculina . Mas ele representa a compaixão infinita. Quando o budismo foi para a China, o nome . Este arquétipo de compaixão recebeu dos chineses e dos japoneses o corpo de uma mulher. No anime Vishnu tem a versão japonesa , por isso é uma mulher.

Indra - Pai dos deuses menores. Senhor do clima e do trovão . Na série ele é o segundo em comando depois de Vishnu e o pivô da trama.
Hachibushus - São os oito guardiões búdicos , protegem o mundo Celestial e mantém a harmonia no universo. É o nome dado aos 8 deuses menores que, no anime, são a guarda de elite de Vishnu e a proteção do mundo celestial e por conseqüência da Terra, já que esta é um reflexo de tudo o que acontece no mundo Celestial. Então se o mundo celestial for destruído...
A História de Shurato.
Shurato foi produzido em 91 para pegar a rabeira de Cavaleiros do Zodíaco. Mas Shurato possui roteiro melhor e enrola menos, não têm lutas que demoram 4 capítulos. Shurato Hidaka e Gai Kurawa, são dois praticantes de artes marciais e excelentes amigos desde crianças, os dois estão lutando num torneio em sua escola na terra e derrepente somem. Shurato acorda no mundo celestial e Gai seu melhor amigo tenta matá -lo . Leiga o Rei Karla , impede a luta dos dois . Shurato e Gai são levados até a presença de Vishnu e descobrem que são o Rei Yaksha ( Gai ) e o rei Shura ( Shurato ). Indra conspira com Gai e transforma Vishnu em pedra Hyuga o Rei celestial e também guardião de confiança de Vishnu, vê a traição de Indra . Shurato vê também a cena . Os dois são acusados de traição . Indra diz que Shurato e Hyuga transformaram Vishnu em pedra e manda os outros Reis atrás deles. Depois de várias lutas os guadiões se separam em dois grupos : O grupo de Shurato, Com Hyuga , Ryuma e Leiga e o grupo de Gai com Lengue , Dan e Keynia. O resto da história ... alugue , tem a série toda em 5 fitas de vídeo nas locadoras.
os personagens:
Rei Ashura - Aqui ficou como Rei Shura. Como seu própio nome diz é o rei dos shuras um dos poucos de sua raça que não são inimigos dos Devas. Possui o Soma mais Forte ao lado de Ryuma. É o personagem principal do anime.
Rei Naga-Raja ou Rei Dragão. - Ryuma, é o mais forte dos oito guadiões ao lado de Shurato, mas é o mais experiente, sempre conduz as lutas de maneira a orientar o grupo. Ryuma vence a luta mais difícil da série . É o melhor amigo de Hyuga, essa amizade faz com que confie em que o amigo não é um, traidor.
Deva Raja - Rei dos Devas , aqui Rei Celetial . É Hyuga,o Tigre , testemunha da traição de Indra e levou a culpa junto com Shurato. Sofre com o estado de Vishnu e tenta salvá -la antes que o mundo Celestial se destrua. Rei Yaksha - O lobo , personificado por Gai , amigo de Shurato. Na terra Gai era leal, honesto e generoso. No mundo celestial conspira junto com Indra e pretende matar Shurato a qualquer custo.
Rei Garuda - Aqui Rei Karla ( ?) . Reiga , aqui Leiga. (mania de brasileiro em trocar nomes japoneses que começam com a letra R para a letra L, não sei de onde tiraram essa mania ) O mais “delicado” dos oito guardiões. Na verdade Leiga não possue sexo definido , ele é um andrógeno. Apesar de ter aparência de homem,tem trejeitos femininos e se pinta como uma mulher. Rei ou rainha das aves, representa o pássaro mitológico de fogo, Fênix.
Gandaharva Raja - Aqui Rei Hiba , representado por Kibao Dan, o mais feroz dos oito guardiões, preza pela força física. Seu a animal símbolo é o javali.
Moharoga Raja - Aqui Rei Dapha - Rei da água . Kenya ( Kuuya, no original), o mais esforçado dos ito guardiões. O nome é uma omenagem á um monge budista do século XVI, que conseguiu grande força por muito treinar.
Kimnara Rengue Raja - Aqui Rainha Nala, a única flor dos oitos guardiões. No desenho é representada por Rengue ( aqui Lengue), a única mulher entre os guardiões. Seu nome em japonês significa Flor de Lótus .
Rakshu - A namorada de Shurato, é uma adaptação japonesa do nome Laksimi, deusa hindú da sorte e da fortuna . Aqui, virou Hakesh.
Os guardiões usam uma energia chamada Soma para lutarem. O Soma nada mais é do que o Kí , para os hindús. No anime funciona como o cosmo em Cavaleiros . Cada guardião entoa um mantra como o de Shurato : Nawmaki Samandha Boddan Nah Abbila Um Kemn Soh Wahka ! E solta o seu golpe .
Shakti - É a armadura dos guardiões também entoa -se um mantra para usá - la, Shurato diz Ohm Shura Soh Wahka, Hyuga diz Ohm Ten Soh Wahka e as-sim vai, cada guardião possui seu mantra própio. O Shakti possui “vida própria” , regenera os danos sofridos , mas depende do Soma do guardião para isso, ou seja, quanto mais forte for o soma, mais forte será o Shakti.
Shurato também está desponível em vídeo, com 8 fitas. Alugue que vale a pena.

dragon ball GT


história começa 10 anos depois do fim de Dragon Ball Z, quando Son Goku é transformado numa criança de 10 anos devido às Black Star Dragonballs e tem que ir à procura delas para voltar ao normal. Isto leva Goku, junto com a Pan e o Trunks, a atravessar a Galáxia, por onde elas se espalharam.
Durante as suas viagens eles passam por muitas aventuras. Conhecem Baby que pertence à espécie mais inteligente do Universo e que foi quase toda eliminada pelos Sayajins. Baby foi robotizado pelo Doutor Myuu. Ele chega à Terra, implanta ovos em quase todos os terrestres e toma controle do corpo do Vegeta. Quando Goku volta à Terra, quase todos os humanos estavam a ser controlados por Baby, até mesmo Dende. Com isso, Goku teve de lutar contra os seus próprios filhos, Gohan e Goten, e depois aparece Baby Vegeta. Lutou contra Baby Vegeta, mas perdeu. Quando Baby mandou seu golpe mortal, (A Grande Bola de Rancor), Goku foi salvo por Kibitoshin. no entanto, devido a influencia das energias da Grande Bola de Rancor, Goku foi telepotado para o universo dos enigmas. quando conseguiu sair de lá. resolveu fazer o mesmo treinamento com o Supremo Kaioshin fez em Gohan.Teve de voltar ao mundo para voltar a lutar contra Baby Vegeta, matou Baby quando Baby saiu do corpo de Vegeta, foi para a sua nave, e o herói fez um Kamehameha na nave de Baby quando estava a passar pelo Sol, e assim projectou Baby para o Sol. Pórem, Dende entregou as Black Star Dragon Balls a Baby e este pediu que fizesse um novo planeta, Tsuful (onde Goku e Baby lutaram), e a Terra ia ser destruída, e então todos os heróis decidiram teletransportar para outro planeta os humanos, mas Piccolo fica na Terra e morre. Mas tudo continua quando, no Inferno, Dr. Myuu e Dr. Gero fazem outro Andróide 17, para formarem o melhor Andróide até à data, Super 17, que, bastante depressa se torna numa ameaça, e Goku luta contra ele, mas é completamente dominado, porque Super 17 podia absorver poder, mas 18, que queria vingar a morte de Kuririn, aparece e atira ataques de KI a Super 17, no qual ele absorve, mas isso foi o suficiente para distraír o Super Andróide, e Goku, enquanto Super 17 absorvia os ataques de 18, Goku transpassa a barriga de Super 17 com o punho do Dragão, e depois para matá-lo com um Kamehameha. Goku foi pedir ao Dragão Sagrado que ressuscitasse todas as pessoas que tinham sido mortas, mas as Dragon Balls estão a mudar. Aparecem vários ShenLongs Malignos, e Goku derrota-os um a um, mas quando o ShenLong original aparece sem sequer ser chamado, diz que não vai fazer mais nenhum desejo, mas Goku convence-o faz um último desejo. Que era ressucitar todas as pessoas sa Terra que foram mortas por Ii-Shenlong e depois Shen long fala que Goku tem que ir junto com ele , pois ficou muito poderoso

dragon ball z

DRAGON BALL nasceu em 1986, em uma grande revista que publicava cerca de 6 páginas semanais de suas histórias. Logo se converteu em uma série de televisão e alcançou a liderança indiscutível de audiência no Japão por um período de 11 anos. O sucesso foi tamanho que seu criador, Akira Toryiama, criou uma segunda parte das aventuras do pequeno guerreiro Goku: DRAGON BALL Z, que fez sucesso não só no Japão mas também na Europa e na América Latina. O protagonista é Goku, um menino com sangue Sayajin, criado longe da civilização por um homem a quem chama de avô e que o instrui nas artes marciais. A história inspira-se na lenda chinesa sobre um macaco de pedra, Sun Wun-Kun, imortal e com poderes sobrenaturais. Em suas primeiras aventuras, Goku descobre a existência de sete bolas mágicas capazes de realizar desejos de quem as reúna e invoque o dragão Shenron. São muitos os que andam atrás desses amuletos, com as mais diversas intenções. Enquanto alguns perseguem a vida eterna ou o domínio do mundo, outros pedem belos noivos, comida em abundância ou o que quer que seja. Tudo isso sobre um fundo que mescla proporcionalmente fantasia, ação e alguma malandragem. DRAGON BALL Z narra a vida de Goku, sua busca das esferas e seu combate a uma poderosa raça de guerreiros espaciais, os Saiyajins. Estes, depois da destruição de seu planeta, chegam à Terra querendo combater guerreiros poderosos que também pretendam conquistar o mundo, pois, segundo uma lenda Saiyajin, um deles chegará a ser o guerreiro mais poderoso do planeta. O número de personagens aumenta muito conforme a história avança, a ponto de o protagonista casar-se, tornar-se pai de 2 filhos, morrer duas vezes, ser ressuscitado, ter uma neta e alcançar quatro estágios em sua escala particular de evolução. DRAGON BALL Z continua sendo exibido no Japão e está prestes a alcançar os 600 capítulos na TV e 10 mil páginas em seu formato de quadrinhos. Isto sem mencionar sua incursão no cinema, a produção periódica de jogos em vídeo e um amplo espectro de merchandising que inclui desde camisetas até figurinhas para colecionar.

Dragon ball

Dragon Ball Goku é um estranho menino com enorme força que foi descoberto na terra por um senhor chamado Son Gohan, que o adotou como neto e foi ensinando o rude garoto a ser um menino melhor, mas ao se transformar em Oozaru (um macaco gigante) acidentalmente matou o pobre velhinho, ele descobriu a lenda das dragon balls ao conhecer Bulma que o achou no lugar onde vivia com seu agora falecido avô. Bulma convence Goku a ajuda-la a achar as esferas e assim começam as aventuras do pequeno Goku, conhece mestre Kame, e recebe uma dragon ball em troca de uma espiada nos peitos de Bulma, e participa do seu primeiro Tenkaichi-Budoukai (torneio de luta). Depois disso goku conhece Oolong que estava raptando moças e é desmascarado por Goku e se une a eles em suas aventuras e depois conhecem Yamcha ( na época um ladrão do deserto e com um estranho problema de congelar na frente das mulheres) e Poal. Goku encontra com Chi Chi pela primeira vez. Ele também conhece o Rei Cutelo, o pai da menina. E aprende com o Mestre Kame o golpe Kamehameha.O imperador Pilaf rouba as dragon balls de Goku e Bulma. Com as sete esferas, evoca Shen Long, a quem pretendia pedir para dominar o mundo. Porém, é Oolong quem faz o pedido a Shen Long e ganha uma calcinha da Bulma. Goku, Oolong, Bulma, Yamcha e Poal são presos no castelo de Pilaf. Durante a noite, o herói ao vislumbrar a Lua cheia, se transforma num enorme macaco e destrói o castelo. Goku só volta ao normal depois que seu rabo é cortado pela turma. Goku e Kuririn começam a ser treinados pelo mestre Kame. Em troca de serem treinados, os garotos tiveram que arrumar uma acompanhante para o ancião. No caso Launch foi morar com ele. Após oito meses de treinamento, Goku, Kuririn, e mestre Kame entram no 21o Torneio de Artes Marciais. A competição é vencida por Jakie Chan (na verdade mestre Kame disfarçado). Goku fica em segundo lugar. O Comandante Silver começa a busca pelas dragon balls para a Força Red Ribbon. Goku e Chi Chi se reencontram na vila do Rei Cutelo. A torre do norte da Força Red Ribbon (onde foram vencidos o robô Metalic, o ninja Púrpura e o comandante Silver e onde o herói conhece o andróide 8) é detonada por Goku em apenas um dia. O afeminado e mortal General Blue começa a perseguir as dragon balls. Na vila Pingüim, Goku conhece uma nova amiguinha, Arale. O assassino Taopaipai mata o general Blue. Goku conhece o guardião da torre de Karin, o índio Bora , e seu filhinho Upa. Bora é morto por Taopaipai também. Justamente ai quando Goku estava subindo a interminável torre de Karin, (atrás da Água Sagrada que lhe dará força para derrotar Taopaipai, assassino de seu amigo Bora) depois de que Goku subiu e subiu, finalmente chegou a Torre de Karin. Mas o que ele encontra é um gatinho gorducho com um cajado, que lhe desafia a tirar dele a jarra de água sagrada. Goku aceita o desafio, e descobre que o gatinho é o próprio Mestre Karin. Passados três dias, Goku finalmente consegue agarrar a bendita água de Karin. Na verdade, os poderes não estavam na água e sim na luta para consegui-la. Goku, agora mais forte e rápido, recebe pela primeira vez uma semente dos deuses, que recupera toda a energia de quem a comer. Chegando a Terra, Taopaipai atira uma bomba que Goku chuta de volta. Quem explode é o próprio Taopaipai. Goku começa a lutar contra a maléfica organização militar Red Ribbon, que pretende usar as dragon balls para dominar a Terra. Goku voa em direção ao quartel da Red Ribbon. Ele simplesmente invade o Quartel General dos inimigos, enquanto o temido exército da Red Ribbon entra em pânico diante da força do garoto. O Comandante Red é morto por Black, que usa um robô para atirar uma bomba em Goku, que novamente chuta e faz Black em pedacinhos. Agora só falta a última Dragon Ball. A irmã mais velha de Mestre Kame, Uranai Baba, pode prever onde está a última esfera. Mas para isso, ela diz que Yamcha, Kuririn e Goku devem derrotar seus cinco guerreiros : o Drácula, o Homem Invisível, a Múmia, o Demônio e o Fantasma. Depois de muitas lutas, finalmente o herói enfrenta o ultimo adversário: o Fantasma. Quando ele está vencendo, a máscara do inimigo cai, revelando o rosto de Son Gohan, seu falecido avô. Ele está agora trabalhando para Urani Baba, feliz com sua vidinha de fantasma. Goku promete a seu avô que vai crescer forte e, em uma despedida mais do que emocionante, Gohan vai embora. A última dragon ball está em um carro, com Pilaf, que diante do poder do herói entrega a última esfera. Goku e Upa invocam Shen Long e revivem Bora. Em três anos acontecerá o próximo Torneio de Artes Marciais, e Mestre Kame manda Goku treinar dando a volta ao mundo. A pé! Três anos se passam e a turma se reencontra no torneio. Mestre Kame finge ir ao banheiro e novamente se disfarça de Jakie Chan para se inscrever. Então chegam três lutadores. O mais velho se chama Tsuru Sennin, o maior rival de mestre Kame e o irmão mais velho de Taopaipai. Os outros são Tenshinhan e Chaos. Finalmente Goku chega para o torneio que tem apenas uma única regra: quem sair do ringue perde e pronto. E como é de se esperar, Yamcha, Kuririn, Jakie Chan e Goku vão vencendo seus adversários, mas infelizmente Yamcha perde de Tenshinhan. As lutas seguem e são: Tenshin X Jakie Chan- Querendo acompanhar seus alunos mais de perto, Jakie desistiu da luta. Goku X Kuririn- O herói usa velocidade e vence seu amigo. E finalmente a luta final: Goku X Tenshinhan. Tsuru paralisa Goku e mestre Kame solta um Kamehameha, mandando-o para fora da cidade. Tenshin destrói o ringue. Goku dispara um Kamehameha em direção a Tenshin, atingido-o. Os dois começam a cair, mas Goku toca primeiro o chão e Tenshin ganha o Torneio. Kuririn corre para pegar as coisas de Goku e todos ouvem um grito. Kuririn está no chão, morto. Goku sai a procura do assassino, enquanto isso Mestre Kame descobre que o Rei Demônio Piccolo está de volta! Mas quem será? Há muito tempo o mestre Mutaito Samma tinham dois discípulos: Mestre Kame e Tsuru Sennin. Mutaito Samma planejava prender Piccolo, o Rei do Mal, dentro da jarra Denshi para sempre. Ao prender Piccolo, Mutaito Samma morreu. A jarra foi jogada nas profundezas do mar. Agora, Pilaf salvou Piccolo, que desejava voltar a ser jovem e dominar o mundo. Muito longe dali, Goku encontra Yajirobe na floresta. Ele é um monge que adora comer de tudo. Logo, o herói chega até a nave de Pilaf e lá encontra Piccolo. Goku fica muito ferido e é levado por Yajirobe até a Torre de Karin. Tenshin a amigos encontram cinco das dragon balls e se preparam, pois Piccolo está vindo para buscá-las. Mestre Kame resolve fazer o mesmo encantamento que destruiu seu mestre, e morre. Piccolo consegue todas as dragon balls, evoca Shen Long e se torna jovem novamente. Na torre de Karin, Goku recebe a Choushin-Sui, Super Água Sagrada que aumenta o poder de quem sobrevive ao bebê-la. Passadas 6 horas de tortura, Goku se levanta e corre para enfrentar Piccolo com a ajuda de Tenshin. A luta corre solta e Goku usa todo poder que a Água Sagrada lhe deu. Com um Kamehameha ele derrota Piccolo. O Demônio solta um ovo com seu espírito, de onde sai um demônio que o vingará e explode. Goku, com a ajuda de seu bastão, consegue alcançar a morada do guardião da Terra, e lá conhece Sr. Popo e Kami Samma, criador das dragon balls. Kami Samma lhe conta que a muito tempo ele e Piccolo eram uma só pessoa. Até que seu lado mau se libertou do corpo e se tornou o demônio Piccolo. A parte boa agora é Kami Samma, guardião da Terra. Eles ainda estão ligados. Se um morre o outro também morre. Foi Kami Samma que criou Shen Long e só ele pode criá-lo. Goku treina por três anos com Kami Samma para finalmente ganhar o Torneio de Artes Marciais. Passados três anos, todos se encontram na ilha onde acontecerá o torneio. Lá estão também o jovem Ma Junior (Piccolo) e uma misteriosa garota. Taopaipai, que voltou como um ciborgue para se vingar, perde a luta contra Tenshinhan. Goku ganha da estranha garota com um sopro e descobre que ela é Chi Chi, a menina com quem prometeu se casar no futuro. Kuririn é derrotado por Piccolo e Yamcha perde do lutador Shen. Depois de todas as batalhas, os finalistas são: Tenshinhan X Goku , que acaba vencendo com seu grande poder; e Shen X Piccolo. Shen que na verdade é Kami Samma, tenta um ataque suicida para acabar com Piccolo, mas cai inconsciente. Piccolo vence. A luta final é Goku contra Ma Junior (Piccolo). Goku está pronto para dar um Kamehameha, mas Piccolo se levanta e quebra suas duas pernas. Mesmo com os braços e as pernas quebrados, o herói se lança no ar e bate em Piccolo, que sai da arena. Goku é o vencedor. Piccolo promete um futuro acerto de contas com Goku e desaparece. Chi Chi abraça o herói e Kami Samma diz que gostaria que ele fosse morar no céu para ficar no seu lugar. O herói acha que isso é um piada e sai correndo, isto é, voando, na nuvem dourada com Chi Chi. Enquanto o casamento é organizado. Porém uma misteriosa erupção traga Gyu Mao e o vestido de Noiva de Chi Chi Goku vai em busca do Basho Sen para extinguir o fogo mágico. Goku usa o Basho Sen nas chamas, mas não funciona. Ele descobre que o fogo é o resultado de um buraco na fornalha das Oito Divindades do outro lado do mundo. Goku viaja ao Monte Gogyou onde fica o forno dourado, e reencontra seu avô Son Gohan. O herói cncerta o forno e retorna para o seu casamento. O casamento reúne os melhores amigos do casal, Chi Chi está feliz da vida, Goku também está contente apesar de não entender nada de casamentos. Um ano depois nasce o primeiro filho Son Gohan (em homenagem ao falecido avô de Goku). Passam se 4 anos de paz e os amigos se reúnem para enfrentar um novo inimigo, os Sayajins.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Yu yu hakusho


A história de Yu Yu Hakusho começa de um modo bastante diferente: com a morte do personagem principal, Yusuke Urameshi, de 14 anos, nos primeiros cinco segundos do primeiro episódio, quando ele tenta salvar um garotinho prestes a ser atropelado, acaba ele sendo o atropelado. Isso apenas dá início às suas aventuras. Ainda não era sua hora de morrer, por isso não tinha um lugar nem no inferno, nem no céu. Para voltar a viver, Yusuke passa por um teste, depois disso sendo nomeado pelo Mundo Espiritual como Detetive Sobrenatural, a serviço de Koenma. À medida em que a série se desenvolve, Yusuke vai se tornando mais forte, a aprende a usar seu Rei-gun (Lei-gan) e é também auxiliado por Genkai, mestra do Rei-Kou-Hadou-Ken; ela se torna sua mestra. Kuwabara, seu ex-rival do colégio, Kurama meio humano meio demônio-raposa que está refugiado no mundo dos humanos, e Hiei, outro demônio que a princípio era inimigo mas se junta como aliado após ser derrotado por Yusuke, esses três juntos com Yusuke formam o time de detetives sobrenaturais do Mundo Espiritual. Juntos eles enfrentam vários problemas, uma rebelião no inferno é o primeiro deles.A seguir, Yusuke e Kuwabara têm que resgatar uma garota, Yukina, que está prisioneira de um homem ganancioso, pois suas lágrimas se transformam em pedras preciosas. Yukina é irmã de Hiei, mas não sabe disso. Após o resgate, os quatro são intimados a lutar no Torneio das Trevas, onde demônios lutam entre si para diversão de uma minoria de ricos apostadores. Se recusarem a ir, serão mortos. Genkai se junta a eles, disfarçada. São muitas lutas sofridas, mas também emocionantes, e os quatro põem em prova suas habilidades e poderes até a final, a pior de todas lutas: contra o poderoso time Toguro. O time Urameshi vence, com a vitória de Yusuke. Mas... se eles pensaram que acabara, mais um problema: Sensui, ex-detetive sobrenatural que enlouqueceu devido à maldade dos homens, está abrindo um buraco entre o Mundo dos Humanos e o Mundo das Trevas, buraco este que se for aberto completamente, resultará na total destruição dos seres-humanos. A batalha é árdua, e Yusuke chega a morrer, mas uma surpresa: ele renasce como demônio, pois possui um antepassado demoníaco, seu verdadeiro pai, Raizen, um dos três mais poderosos demônios do Mundo das Trevas.Como Yusuke-toushin, ele derrota Sensui, no Mundo das Trevas. Após a volta ao Mundo dos Humanos, Yusuke é convocado por Raizen, Kurama é por Yomi (outro dos três demônios mais poderosos do Mundo das Trevas) e Hiei por Mukuro ( a terceira dos mais poderosos). Raizen morre, e acontece então o Torneio das Trevas para decidir qual demônio governará o Mundo das Trevas nos próximos anos. Quem ganha o Torneio é um dos seguidores de Raizen, que estabelece que os demônios não poderão machucar mais os seres-humanos. No final da série, Kurama resolve ficar no Mundo dos Humanos trabalhando na empresa de seu padrasto, Hiei fica no Makai como herdeiro de Mukuro, e Kuwabara se esforça em estudar para ir para a Universidade. Yusuke é o último a se reunir aos amigos no Mundo dos Humanos, voltando para junto de Keiko, enquanto não chega a hora dele voltar ao Mundo das Trevas para o torneio seguinte.
Two Shots
Acho que você que não chegou a ler os mangás do YYH por qualquer motivo, ou que não viu em nenhuma página, não sabe como Kurama e Hiei se conheceram, né?
Um ano antes deles roubarem os tesouros no Mundo Espiritual, Kurama estava no corredor do seu colégio, conversando com Hedoki, um demônio que ele havia derrotado e deixado vivo com a promessa de que este não voltaria àquela cidade. Essa cena foi vista por Maya Kitajima, que aproveitou a deixa para se declarar a Shuichi Minamino (nome humano do Kurama). Após a aula, Maya ainda estava andando ao lado de Kurama, pedindo uma resposta. Kurama também gostava dela, mas não podia o dizer, senão a colocaria em perigo. Disse, então, que não daria. Após ouvir a resposta, Maya decide ir embora, mas Kurama sente um "Ki" ameaçador, a segura e diz para que não se afaste. Quando Hiei pula para cima dos dois com sua espada, Kurama pega Maya no colo e a coloca de lado, para que não se machuque e "faz" uma espada com a grama. Pede para que esta fuja, mas ela não consegue, pois está impressionada. Ele resolve mudar de lugar. Após ele ter mudado de lugar, Maya continua pasma e sem forças para levantar. Acaba sendo capturada por Hedoki, que a leva para a fábrica abandonada, onde está havendo vários casos de pessoas desaparecidas.
Voltando a luta (hehe), eles continuam lutando até que Hiei pergunta porque alguém com a técnica de kurama se junta a Yatsudê. Kurama pede para que ele guarde a arma e diz que não tem nada a ver com Yatsudê. Hiei está gravemente ferido e acaba desmaiando. Kurama o leva para casa e cura o ferimento de Hiei com suas ervas. Quando acorda, Hiei percebe que seu ferimento está cicatrizado. Kurama pergunta quem é Yukin, pois Hiei ficava dizendo o nome dela enquanto estava desmaiado. Pergunta se o Jagan que Hiei colocou era por causa dela, pois dava para se notar que o Jagan de Hiei não era de nascência, e sim, algo que havia acabado de dominar. E se ela era tão importante, pois para se tornar um Jagan-shi, é preciso sofrer uma dor imensa (como várias vezes a dor de enfiar uma faca num ferimento e ficar mexendo-a). Perguntou também se Yatsudê tem algo a ver com a garota. Hiei se irrita por Kurama não parar de falar e diz que se não o tivesse curado, já estaria morto. Diz que precisa ir logo, pois quanto mais Yatsudê come, mais ele fica forte (detalhe, Yatsudê come gente e demônio, mas prefere as fêmeas.). Quando Hiei está saindo da casa de Kurama, Kurama pergunta o nome e Hiei diz. Logo após a saída de Hiei, Kurama recebe o telefonema de um colega de classe que é apaixonado pela Maya, perguntando se ela não estava com ele, pois ela ainda não tinha voltado pra casa. Kurama vai para a fábrica, onde Yatsudê está e, no caminho, encontra Hiei. Hiei pergunta o que houve para Kurama resolver ajudar a acabar com Yatsudê, e lembra de Maya. Diz algo como "Ah, aquela mulher. É um cara mole, mesmo". E Kurama responde algo do tipo "Nós dois sofremos, né", se referindo à Yukina, também.
Ambos chegam na fábrica e lutam com Yatsudê. Kurama pergunta por Maya e Yatsudê mostra um pé de menina. Hiei pergunta o nome da Koorimê (mulher do gelo) que ele havia comido e ele diz que não se lembra. Apanham bastante até perceberem que precisam atacar juntos para derrotar esse monstro. O derrotam. Antes de morrer, Yatsudê diz que Maya está a salvo e que nunca comeu uma Koorimê, e se tivesse comido, não teria perdido para os dois.
Kurama pega Maya e faz ela cheirar uma planta que apaga a memória, para que ela esquecesse o que viu hoje e sobre o amor que sente por ele. Aí Hiei pergunta o nome para Kurama.
Após isso, Hiei chama Kurama para roubar os 3 tesouros do Mundo Espiritual.