segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Chrno crusade

Trama
A história se passa nos EUA entre 1928 e 1929.O grande desenvolvimento econômico dos EUA faz com que a ganância domine cada vez mais seres humanos.Este se torna um ambiente ideal para os demônios fazerem suas maldades: enquanto fingem ajudar os humanos, na realidade se utilizam destes para os seus próprios objetivos.Para enfrentar tamanho mal a igreja católica criou a ordem de Magdalan cujos membros (padres,freiras e etc)tem a função de exorcizar e destruir estes monstros.
Acreditando que a terceira profecia de Fátima (que na época era segredo de estado do Vaticano) fale sobre uma terceira Guerra Mundial contra os demônios o padre Remington, um dos líderes da ordem de Magdalan sai em busca dos seis apóstolos. Os seis apóstolos seriam seres humanos abençoados com um poder divino capaz de controlar a linha astral, um gigantesco rio de vida que circula pelos céus.
O anime/mangá conta a história de Rosette, uma jovem freira que definitivamente não age como uma freira.Há quatro anos Rosette vivia em um orfanato com seu irmão mais novo Joshua, que era um dos seis apóstulos, porém ele é sequestrado por um demônio chamado Aion, então faz um pacto com um demônio chamado Chrno para que ele possa ajuda-la a encontrar seu irmão e salva-lo.Ao fazer isso, Rosette vira sua contratante, e toda vez que Chrno usar seus poderes a vida dela será diminuida.O simbolo desse contrato, é um relógio que Rosette sempre carrega pendurado no pescoço e que mostra o tempo de vida dela.E para não ficar "gastando" a vida dela a toa, ele fica na forma de um garoto que aparenta ter 12 ou 13 anos, assim ele gastaria menos astral.Mas quando ele precisa lutar "a serio",ele volta para sua verdadeira forma:um demônio com asas, sem chifres e que aparenta ter uns 20 anos.
Há quatro anos, após ter acabado de feito o pacto com Chrno, Rosette decide ir para a ordem de Magdalam para aprender a "lutar", matar e exorcisar demônios.Chnro vai junto e trabalha como seu assistente na missões, e sempre esta perto de Rosette.Porém alguns membros da ordem possuem muito preconceito com Chrno, por ele ser um demônio, como a irmã Kate que o proibe de entrar em sua sala e não confia nele.
Com o passar da história, vai aparecendo novos personagens como Azmaria,uma dos seis apostulos, que ao cantar, ela libera seus poderes.Ela havia sido sequestrada por um demônio e seus contratante que desejavam seu poder, mas é slava por Chrno e Rosette.Depois ela se torna amiga inseparavel dos dois, vai para a ordem para virar freira e depois passa a acampanha-los em missões.Mais para frente, encontram Satella uma caçadora de recompensas que tem o poder de invocar monstros de jóias, e logo acaba se juntando a eles.Pois ela, a dez anos, procura por um demônio que matou toda sua família e que incendiou sua casa.Por isso, no começo, ela não gosta e não confia em Chrno

Personagens
Chrno
É um demônio que era parceiro de Aion, mas ao se virar contra ele, teve seus chifres arrancados, que são a fonte do poder dos demônios.Ele passou 50 anos isolado no túmulo de Maria de Magdala, até ser encontrado pelos irmãos Christopher.Depois ele acaba fazendo um pacto com Rosette para que ele possa ajuda-la a salvar seu irmão.Ele sempre esteve ao lado dela durante 4 anos.Na maior parte do tempo tem a aparência de uma crinaça de 12 ou 13 anos de idade, pois ao perder seus chifres, perdeu a fonte de seu poder então ele fica nessa forma para não gastar muito astral, mas sua forma original é de um demônio com asas e sem chifres que aparenta ter uns 20 anos.Chrno gosta de ajudar os outros, gosta de ficar perto de humanos e na maioria das vezes é calmo e gentil.Ultiliza da violência apenas quando é muito necessario.Porém pode ficar extremamente perigoso e violento quando Rosette é ferida por um inimigo.Chrno, assim como Aion, é conhecido como "pecador" pelos outros demônios e as vezes é procurado por eles.
Rosette Christopher
É a melhor amiga de Chrno e possui 16 anos, quase 17. Vivia em um orfanato e teve seu irmão seqüestrado por Aion aos 12 anos, forçando-a a fazer um pacto com Chrno, onde ela daria aos poucos sua vida para ele adquirir poder. O símbolo do pacto é o relógio que Rosette carrega sempre consigo no pescoço e que mostra seu tempo de vida. Ela se torna freira na ordem de Magdalan e treina para enfrentar os demônios.Rosette possui um raro senso de justiça e piedade, que a faz querer sempre ajudar todos que precise.Ela sempre recebe bronca da irmã Kate, por causar muitos problemas e por causar muita destruição durante suas missões.
Azmaria Hendric
Nasceu na vila de Fátima em Portugal, e tornou-se soprano aos doze anos. Ela é um dos apóstolos e seus poderes permitem que ao cantar ela possa curar as pessoas e manipular as linhas astrais.Passou por várias famílias adotivas, porém, tragédias terríveis aconteciam a todas as famílias adotivas da garota que se sente culpada por isto.Depois foi sequestrada por um demônio e seu contratante que queriam seu poder.Mas foi salva por Chrno e Rosette e se tornou uma amiga inseparável da dupla. Sendo assim, ela virou uma freira para participar das missões com eles.Azmaria admira muti Rosette, e diz que quer ser como ela.
Remington
Um membro de primeira classe da Milícia da Ordem de Magdalan.Aparenta ser um homem jovem, de aproximados 25, 27 anos, mas certamente é bem mais velho do que aparenta. Remington foi quem trouxe Rosette e Chrno para o Convento de Magdalan, em Nova York, e tornou-se o "protetor" deles. Ele adora flertar, e é muito popular com todas as irmãs do Convento de Magdalan, especialmente Rosette. Alem disso é um lutador muito forte, é misterioso e esconde muitos segredos. Determinado a lutar contra seus inimigos até o dia em que morrer, nao importa o que aconteça com ele.
Satella Harvenheit
É uma caçadora de recompensas também conhecida como Hexen die Jewel.Vem de uma família onde todos possuem o poder sobrenatural de invocar monstros usando jóias. Quando ela era criança toda sua família foi assassinada por um demônio o que gerou nela um grande desejo de vingança contra os demônios (o que a leva a não confiar em Chrno no começo). Enquanto combate demônios por dinheiro acaba conhecendo Chrno e cia e embora tente disfarçar acaba se tornando amiga destes.Satella sempre acaba discutindo com Rosette, mas elas acabam se tornando grandes amigas, mesmo que não admitam.
Irmã Kate Valentine
Freira que lidera a ordem de Magdalan. Vive brigando com Rosette por causa suas trapalhadas e não confia em Chrno por este ser um demônio. Apesar de seu aspecto severo é uma pessoa de bom coração.
Elder
É o cientista da ordem.É ele que inventa as armas e a munição que são usadas na ordem.Ele é amigo de Chrno e Rosette.Elder, é um velho pervertido que sempre dá um jeito de espiar as freiras no banho(ocorre só no mangá), espiar por de baixo da saia delas e de apalpa-las, por isso vive apanhando delas, pricipalmente de Rosette.
Joshua Cristopher
Irmão mais novo de Rosette.Apesar de ter o poder de curar as pessoas, é incapaz de curar seus próprios machucados e doenças, sendo portator de uma doença incurável.Depois de descobrir que ele era um dos apóstolos, Aion o sequestra.Joshua teve suas memórias confundidas e não consegue lembrar do rosto de sua amada irmã.Ele passa a obedecer Aion acreditando nas "boas intenções" de Aion.Depois ele passa a acreditar que Fiore seja sua irmã.Aion o usa como um substitudo para Chrno, entregando os chifres dele para Joshua, e o faz usar quando ele pede.
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Aion
É o vilão da série.Ele sempre possuiu planos, e para concretiza-los ele reuniu cinco demônios(Chrno, Genai, Rizelle, Shader e Viede).Os seis eram conhecidos como "pecadores" pelos outros demônios, pois estavam pecando indo contra o equilibrio natural entre o bem e o mal.Sendo assim foram perseguidos pelos outros demônios.Aion precisava mais de Shader(por se uma cientista e indispensavel para o plano) e Chrno,que possuia um poder muito destruitivo(sendo conhecido tambem como o assassino dos 1000 demônios).Porém quando Chrno se rebelou contra Aion, ele logo arrancou seus chifres(pois sabia que seria morto).Mas como ele precisava do poder de Chrno foi atrás dele oferencendo seus chifres de volta se ele voltasse a trabalhar para ele, e como Chrno rejeitou a proposta, Aion usou Joshua para ser o portador dos chifres, e o sequestra.Ele confuniu a mente de Joshua e de Fiore para faze-los trabalhar para ele.Depois ele e os outros quatro pecadores foram atrás dos outros cinco apostulos para usarem os poderes deles.
Fiore
É uma garota que Aion sequestrou e apagou suas memórias para faze-la trabalhar para ele.Depois de sequestrar Joshua, Aion a colocou para cuidar dele numa casa isolada enquanto não precisava dos poderes dele.Depois Aion confundiu a mente dela, fazendo-a acreditar que existia apenas para cuidar e proteger Joshua.Com o tempo Joshua acaba se confundindo e começa a chama-la de "one-sama"(Irmã mais velha)que era como ele chamava Rosette.Então ela se confunde tambem e começa a acreditar que ele é seu irmão.
Mary Magdalene
Maria de Magdala ou Maria Madalena era uma moça que possuia grandes poderes divinos, e Aion ambicionava seu poder,por isso fez Chrno sequestra-la.Maria não tinha medo dos demônios e cooperava com tudo que mandassem.Aion queria usar seu poder para concretiza seus planos.Mas ela e Chrno acabam se apaixonando, então Chrno decide ajuda-la e assim se rebela contra Aion.Porém teve seus chifres arrancados por ele, e quase morreu, mas foi salvo por Maria que usou toda sua vida para salva-lo.Chrno ficou muito trsite com a morte dela, e constrói uma tumba para ela.E durante 50 anos ficou sentado ao lado do túmulo dela, até ter sido encontado por Rosette e Joshua.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Samurai x


Os mangás ainda estão sendo recebidos em muitos países como um único gênero de histórias em quadrinhos e, muitas vezes, esta visão reducionista gera muitos preconceitos por parte dos leitores. Fala-se da dificuldade de assimilar a diagramação das páginas, de uma sensação estranha com uma leitura muito rápida (praticamente o oposto do que alguns quadrinhos ocidentais tomaram como padrão) e também uma falta de entendimento das temáticas de algumas obras.

Muitas vezes a concepção de herói nos mangás parece algo completamente estranho para a cultura ocidental, um pouco incoerente talvez, por se pautar num conjunto de conceitos sócio-culturais e uma moral bem diversa. Aliado a isso, há também uma distância lingüística, no campo do discurso, que torna difícil entender plenamente uma série de metáforas dos mangás, dificultando que o leitor adentre profundamente o universo poético destes quadrinhos.

A série Samurai X (Rurouni Kenshin, no original) se mostra um exemplo bem sucedido de construção do conceito de herói de uma forma que pode ser entendida pelo leitor ocidental e apresenta uma interpretação interessante do ponto de vista da cultura japonesa, pautada em seus acontecimentos sócio-históricos.

Na história toda, predomina uma aproximação de herói e vilões que tomam parte nas disputas políticas em torno da restauração Meiji, após as guerras do final do shogunato Tokugawa. É mostrado claramente como os dois lados desta guerra tinham uma visão parecida sobre um futuro melhor para o Japão e até mesmo uma noção de “bem” e “justiça” semelhante, mas divergiam com relação aos caminhos que levariam o país a esta condição.

Kenshin Himura, um ex-assassino do lado revolucionário dos monarquistas que colocaram o imperador de volta no poder, passa por um longo processo de aprendizado do conceito de herói escolhido pelo autor, Nobuhiro Watsuki. O estilo de kenjutsu ao qual pertence tem com lema “proteger os inocentes dos infortúnios causados pelo tempo presente” e a divergência na interpretação deste lema o leva a se separar de seu mestre para se juntar ao exército revolucionário.

Depois de desistir, desiludido com tanto sangue em suas mãos, Kenshin passa a viver como um andarilho que busca se livrar da fama de retalhador, protegendo inocentes com uma espada de lâmina invertida e uma promessa de não mais matar.

Forçado a lutar novamente para impedir que outro assassino daquele exército comece uma nova guerra, Kenshin volta humildemente ao esconderijo de seu mestre para lhe pedir que termine seu treinamento. Ele somente é aceito quando seu mestre percebe que em suas andanças Kenshin finalmente entendeu o preceito do estilo Hiten Mitsurugi: que para proteger os inocentes, sua espada não deve estar atrelada a nenhuma causa política e ela deve defender justamente os inocentes que sofrem nos processos de transição da história.

O que Seijuro Hiko lhe ensina em seguida é ainda mais interessante: que para vencer, Kenshin não deve se tornar um santo ou vender sua alma ao demônio. Nenhuma causa vale o preço de uma vida humana e se ao menos uma pessoa se magoar com a sua morte, a vitória pode ter sido em vão. Entre dois adversários igualmente fortes dispostos a tudo por suas causas, apenas a vontade de viver garante a força necessária para a vitória.

Parece complicado entender este conceito, como de fato foi para o protagonista, mas ele combina bem com a visão política expressa na obra. Ao longo de toda história, mesmo os mais virtuosos e bem intencionados personagens que tomaram parte na burocracia do governo acabaram corrompidos de alguma forma pelo poder. O que Watzuki mostra é como os homens devem estar acima das causas do Estado e como esta instituição não pode substituir aqueles que ela representa.

Para tudo isso, Watzuki usa metáforas verbais e pictóricas muito fortes, que têm um sensível aperfeiçoamento ao longo da série. A precisão de seu texto demarca muito bem os elementos destas metáforas, reforçando sempre um sentimento ou estado de espírito por meio da repetição, que funciona quase como um refrão entre diálogos e a narrativa.

A dimensão da crítica do autor fica maior quando fato de que a nova era no Japão não “escolheu” Kenshin como seu herói e, sem que ele visse, a história tomou um rumo diferente daquele pelo qual lutou. Essa postura faz com que Samurai X seja uma leitura mais do que recomendada para qualquer leitor ocidental interessado em uma obra com um conteúdo profundo e bem elaborado. Principalmente se ainda existir algum preconceito com esta forma, que comporta em seu universo uma enorme variedade de gêneros, temas e formas a serem conhecidos.

Shaman King


Hiroyuki Takei começou no mundo do mangá em 1994, quando ganhou o 'Prêmio Tezuka' por seu mangá 'Itako no Anna' (anteriormente ele já havia sido finalista com a história 'Doragu Doll Dan'). Takei é o autor de Shaman King, começou sua carreira de mangaká como assistente. Foi assitente de Sakura Tamakichi (Autora de 'Shiawase no Katachi') e depois também de Nobuhiro Watsuki ('Rurouni Kenshin'/'Samurai X', 'Busou Renkin', entre outros sucessos) juntamente com Eiichiro Oda (Autor de One Piece).

Em 1996, Takei lançou um oneshot de 'Butsu Zone' na Shonen Jump, que é chamado de 'Butsu Zone Zero'. O sucesso foi tão grande que os editores pediram para que ele continuasse a obra em uma série, que em 1997 estava sendo lançado as séries de Butsu Zone. Porém, este mangá não teve um resultado tão bom. Não porque ninguém gostou, todos adoraram o mangá, mas ele continha muitas referências ao Budismo, então os editores de Takei pediram que ele publicasse outra obra que contasse mais ou menos a mesma história, mas com menos referências ao budismo, e assim nasce Shaman King. Como o mangá teve um fim prematuro, por causa dos motivos religiosos, algumas informações e explicações que viriam futuramente no mangá não foram lançadas, então alguns aspectos de Butsu Zone ficam confusos.

Na metade do ano de 1998, começou a ser lançado pela Shonen Jump 'Shaman King', se tornando rápidamente um sucesso grandioso no Japão. Em Dezembro desse mesmo ano, estava começando a ser sendo lançada a edição em Tankohon de Shaman King.

Em 2001 começa a ser lançado o anime de Shaman King. Até a primeira metade do anime, quase tudo vai de acordo com o mangá, mas da segunda metade em diante a história segue uma história completamente diferente do mangá, e termina ANTES do final do mangá, em 2002. Em uma entrevista atual, Takei diz que ele não teve tempo para inspecionar o que estava sendo feito com o anime.

No ano de 2003 acaba a publicação de Shaman King pela Shonen Jump semanal (foi publicado até o capítulo 284, o 285 foi incluído posteriormente ao volume 32 dos Tankohon). Também é lançado neste ano o primeiro CD de Dorama de Butsu Zone.

Em 2004, a polícia de Aomori nomeia 'Anna Kyoyama' de Takei como a mascote oficial deles. Também são lançados mais dois CD de Dorama de Butsu Zone, que chegam até o volume 2 de Butsu Zone, mas tem um final alternativo ao mangá.

Em 2006, é lançado 'Smash Bomber' que vai do capítulo 0 ao 3. É claro que esta série não teve o mesmo sucesso de Mankin, e teve um fim prematuro também.

No começo do ano de 2007, começa a ser publicado 'Jyuki Ningen Jumbor - Jumbor Barutronica', sendo terminada sua publicação no capítulo 10. Neste mesmo ano, é anunciado um possível final para Shaman King, que foi confirmado com as reedições em Kanzenban (Shaman King "Kang Zeng Bang"). É lançada a reedição de Butsu Zone, em dois volumes na forma de bunko.

A partir de 4 de março de 2008, começa a ser lançada as reedições de Shaman King (Shaman King Kanzenban ou Kang Zeng Bang), sendo lançadas 2 edições por mês, onde acabará na edição 27 com o novo final da serie.

Voltando ao Takei, ele possui um filho e uma filha. É casado, seu sangue é do tipo A e ele adora corujas. Sua obra de maior sucesso é Shaman King, que conta a historia do garoto Yoh. O personagem principal é Manta Oyamada, de acordo com o próprio Takei.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

inuyasha


InuYasha é um hanyou (meio-youkai), por ser filho de um youkai e de uma humana. Desta forma, os youkais possuem poderes diferenciados. Kagome Higurashi é uma garota japonesa dos tempos atuais e ainda estudante colegial. Certa vez ela descobre uma passagem secreta em um poço de sua casa, que é um templo muito antigo, e volta no tempo, para o Japão feudal, onde encontrou InuYasha.
Kagome, é uma garota comum que mora no Japão, e é puxada por um poço misterioso, perseguida por um monstro, e vai parar no Japão na época Feudal (Sengoku Jidai), em um vilarejo. Lá encontra Kaede, e enquanto conversam, o mostro volta e tenta matar Kagome, e pegar a Jóia das 4 Almas que está em seu corpo, então ela foge para a floresta. Durante a perseguição, ela encontra Inu Yasha (um meio Youkai cachorro) preso a uma árvore por uma flecha que foi lançada por Kikyou (irmã mais velha de Kaede, namorada de Inu Yasha, mas ambos foram enganados, e Inu Yasha que queria se transformar em um humano completo para viver com Kikyou decidiu se tornar um demônio completo, então brigaram). Ele acorda e pede a Kagome para soltá-lo para salvá-la do monstro que a perseguia. Ela o solta, e ele destrói o monstro. Logo tenta matar Kagome também, para pegar a Jóia das 4 Almas, mas Kaede aparece e joga no pescoço de Inu Yasha um rosário, colar, pedindo para que Kagome fale uma palavra espiritual (qualquer palavra), que ela seria a chave para acalmar Inu Yasha. Ela fala "Senta" (osuwari em japonês) inspirada nas orelhas do Youkai, e ele cai no chão. Eles passam a depender um do outro pois Kagome sente a presença dos pedaços da jóia de quatro almas, e Inu Yasha a protege contra os monstros que aparecem no caminho. Inu Yasha quer a jóia para se transformar em um demônio completo e mais poderoso, e Kagome porque a despedaçou e tem essa obrigação. No começo os dois se odeiam, mas depois começam a se apaixonar.

sakura card captors


*** Pra ler sobre a história inteira, vá clicando em cada link e voltando. Quando chegar no final da página, estará sabendo de tudo! ^^ A primeira vista, a impressão que dá é que CCS não passa de mais um desses animes bobinhos feitos para crianças. Mas, quem cai nessa conversa, acaba perdendo um anime com um plot realmente empolgante escondido atrás do que parece ser uma garotinha clichê de anime catando cartinhas por aí.
Não acredita no que eu estou falando? Então continue lendo!
Só pra começar, CCS foi criado pela Clamp. Só isso já é um bom motivo pra você desconfiar, não é mesmo? ^_~
Mas vamos ao que realmente importa:
Sakura Kinomoto é uma garota de dez anos que vive uma vida bem simples e cotidiana. Apesar de ter perdido sua mãe, Nadesiko, muito cedo, Sakura não é uma criança triste. Muito pelo contrário, é alegre, doce, cheia de vida e muito amada por todos que a cercam.
Tudo começa quando Sakura, por acaso, abre um dos livros da biblioteca pessoal do seu pai. Dentro dele, nada mais do que algumas curiosas cartinhas. Sakura, por curiosidade, pega a primeira delas e lê o que estava escrito: WINDY (vento)
Assim que ela diz essa palavra, surge uma ventania repentina que leva todas as cartas embora. Sakura fica apenas com a carta "the windy" na mão.
Mas o que sobra de toda essa confusão não é só a carta. Um bichinho muito estranho também aparece. Seu nome é Kerberus e ele se apresenta como o protetor das cartas Clow (Clow Cards).
As Cartas Clow são cartas mágicas muito especiais criadas pelo Mago Clow . Cada uma delas tem um poder muito específico que pode ser utilizado por aquele que a possuir. Além disso, cada carta tem personalidade, atribuições e força que são diferentes entre si.
Kerberus explica a Sakura que toda essa força mágica agora estava espalhada pelo mundo e, por isso, as cartas deveriam ser resgatadas e trancadas o mais rápido possível, caso contrário, muitas tragédias poderiam acontecer.
Ganha um doce se você adivinhar quem recebeu a incumbência de reunir todas as cartas novamente! (Não, não foi o Li!)
A partir daí, Sakura se torna uma Card Captor e começa sua missão de reunir as cartas. Mas é claro que não o fará sozinha! Além de Kerberus, que Sakura chama carinhosamente de Kero, ela contará com a ajuda da amiguinha, Tomoyo Daidouji, do emburrado Li Shaoran e, somente na versão animada, de Meilin. (ajuda?! Bem... quase...)
Mas não só do ofício de Card Captor que vive a pequena Sakura. Ela também tem que enfrentar o cotidiano da escola. Todos os dias, a menina acaba dormindo mais do que deveria e quando acorda... é aquela correria! Toma o café da manhã, preparado pelo seu pai Fujitaka, em tempo recorde e se apressa pra colocar os patins e voar pra escola.
Muito dedicada a moça, não é?
Que nada, o que ela quer mesmo é alcançar seu irmão mais velho, Touya, a tempo para que assim, ela possa ir pra escola junto com Yukito, o melhor amigo de Touya.
É... Sakura-Chan está apaixonada! Também não é por menos, Yukito é tão fofo e simpático que simplesmente não há como não gostar dele, não é mesmo? ^-^ (Ai, ai, ai, Yukiiiiito!!!!)
No colégio, Sakura vive grudada na melhor amiga, Tomoyo, que por sinal é a primeira a saber do segredo das cartas mágica e como é muito rica e cheia de talentos, se oferece pra confeccionar os uniformes da amiga, além de filmar todas as aventuras. Afinal, segundo ela, Sakura pegando as cartinhas com aquelas roupinhas cada dia mais fofas fica linda demais pra não ser registrada. Mas Tomoyo não é a única amiguinha de Sakura. Também tem Chiharu, a Rika, o Yamazaki e a Naoko... Sakura é muito popular, né? ^-^
Esse é o mundo de Card Captor Sakura! Mas, a história está apenas começando... Ainda temos muitos personagens misteriosos. Desconfie até da professora de Matemática! ^^

Yu-gi-oh!


A maioria das pessoas que assistiu o famoso Anime Yu-Gi-Oh!, só puderam ver depois que o mesmo passou pelas mãos da 4Kids(empresa americana responsável pela tradução do desenho e dos Cards). O que foi visto foi, quase que completamente, modificado.A cultura japonesa fala muito de religiosidade, misticismo... e isso é mostrado sempre nos Animes como uma coisa normal, nada de muito assustador pra eles. Essa é uma grande diferença entre os Animes e os Cartoons. Já nos estados Unidos, os adolescentes não se interessam muito por desenhos animados, tendo seu maior público voltado as crianças.Mas como mostrar um Anime onde se fala em morte, bruxaria, magia negra, onde tem violência, sangue para um país como EUA? O negócio é mudar tudo isso e deixar apropriado a elas. Assim o Anime foi infantilizado, tendo muitas cenas modificadas e cortadas, falas alteradas...
Abaixo segue um artigo que retirei de um fórum, não sei se ele ainda existe.
Obs.: O artigo informa certos links pra alguns vídeos, porém eu não tenho nenhum deles e também não sei se ainda estão ativos na Internet.Mas é fácil encontrar os episódios originais completos.
OBS: Eu resolvi fazer uma supermatéria para vocês compreenderem melhor o verdadeiro Yu-gi-oh! que foi totalmente destruído pela 4KIDS da Wanner Brothers. Se você é fã do anime, mas está impaciente, dê uma lida nas partes censuradas abaixo (com o título “DIALOGOS ALTERADOS, ABERT...”) e na “CONCLUSÃO” e “CONCLUSÃO GERAL” no final da matéria. Agora para aqueles que não vão com a cara do anime, pelo menos dê uma lida no ultimo título “CONCLUSÃO GERAL” logo no final, pois é muito importante para todos nós Otakus. Agradeço a paciência de vocês.
Há quase 1 ano atrás Yu-gi-oh! Era anunciado na TV paga e logo chegei a pensar “Oh não, mais um clone horrendo de pokemon!”. Eu na maior falta do que fazer, resolvi dar uma olhadinha no anime no seu dia de estréia, convencido de que era o mais recente grande sucesso no Japão. Havia começado, o anime era muito bem feito, ficou interessante... Chegou até o final e não conseguia fechar mais a minha boca, o anime era bom demais! Mas por ser da versão americana os cortes e os furos forçados no roteiro eram bem visíveis ( eu que sou Otaku desde a época do CDZ, conheço muito bem essas coisas). Porcausa disso, resolvi ficar muito tempo pesquisando pela internet para descobrir o verdadeiro Yu-gi-oh! , e agora posso lhes apresentar todas as verdades sobre esse anime, que esta longe de ser visto por aqui... Antes de apresentar esta supermatéria, queria lhes dizer que essa matéria pouco tem a ver com as que vocês lêem em famosas revistas por aí. Porque lá não existem redatores e sim um bando de amadores que só faz apenas um resuminho rápido do que viu na versão americana da TV (muito falsa, logo abaixo irei lhes mostrar o escândalo). Qualquer um daqui é capaz de fazer uma matéria melhor do que eles! Fiquei quase um ano elaborando essa matéria com maior cuidado para vocês e apesar de estar muito grande eu agradeço a paciência de todos. (desculpe a postagem confusa das figuras, tive dificuldades para posta-los)
INTRODUÇÃO
Yugi tem 16 anos (isso mesmo!), era um nerd sem amigos do 2° ano do 2º grau da escola japonesa Domino High School. Apirralhado e fracote , vivia matando aulas de educação física, era zombado por todos e ainda servia de saco de pancada para os arruaceiros da escola, enfim um pobre coitado! Seu principal passa tempo era jogos, principalmente o enigma do milênio dado pelo seu avô há 8 anos atrás, onde ninguém jamais conseguiu resolve-lo. Ao colocar a ultima peça restante, o item liberou uma grande carga de poderes, penetrando-o. Dizia as lendas àquele que conseguisse resolver o enigma, libertaria um grande poder das trevas para dentro de si. Ninguém nada menos que uma grande alma maligna, que haveria de jogar nosso amiguinho para encarar desde perigosos bandidos à fúria dos Deuses Egípcios! E outro personagem que se destaca bastante é o deliquente juvenil chamado Jounouchi (Joe). Jounouchi não é um cara lá muito chegado a pensar, o negocio dele é resolver os problemas no braço! Sua personalidade é instável, sujeita a chuvas e trovoadas no decorrer do período! E não pense que Jounouchi é uma daqueles bons meninos de ouro, com pobleminha familiar mixuruca! Só procê ter uma idéia até onde vai a coisa o pai dele gosta mesmo é de uma manguaça! O veio é bebum mesmo, pau-d’água, cachaceiro e não dá a mínima pro filhote! Taí um motivo de verdade pra ser revoltado! (isso não aparece na versão americana, veja mais a seguir!). Mas tarde durante a série, a energia que move os personagens que nem os Cosmos Zodiacais é o “Ka” ( vide “CULTURA” abaixo). Contando com a ajuda de sua alma maligna aprisionada e mais 3 muleques revoltados, Yu-gi-oh! é uma chuva de gente má, safada, que rouba esmola de ceguinho!
HISTÓRICO
Criado por Kazuki Takahashi, YGO (Yu-gi-oh! como vou chamar mais adiante) surgiu primeiramente no manga em 1996 na revista semanal Shonen Jump ( a revista para público adolescente de maior sucesso no Japão que já publicou grandes sucessos entre eles Yu-Yu Hakusho, Saint Seiya, Rurouni Kenshin e muitos outros). A história já rendeu manga pra caramba, 32 volumes, cada um com 200 páginas e até hoje vem sendo publicado por lá! São histórias com muita ação, um enredo cheio de tramas e reviravoltas e que chega até inserir mitologia egípcia na sua trama, enfim uma verdadeira Saga. Para a surpresa de muitos o mangá do YGO começou sem o seu famoso RPG card-game, e ficou muito tempo assim até o volume 8, ou seja, 1600 páginas! Acontece que Yugi surgiu como uma espécie de herói diferente, que tinha 2 almas (uma idéia bem interessante que mais tarde inspirou outros mangás legais e conhecidos como o “Hikaru-No-Go” em 1998). Toda vez que ele se metia em confusão, a alma do faraó aprisionado nele era “ativado” para enfrentar o seu inimigo com...jogos? Isso mesmo, Yami, antigo faraó rei dos jogos, provocava seus adversários a disputar jogos de acordo com a personalidade do malfeitor, ou seja, se o cara fosse um bandido marginal seriam jogos ilegais de cassino e do submundo, às vezes chegava até envolver alcoolismo! Já com adversários mais jovens eram jogos mais infantis e porai vai. Caindo nessa isca, os adversários convenciam em aceitar os seus jogos. Aqueles que partiriam para EDITADOda encima do Yami, recusado aceitar a sua derrota ou desistir no meio do jogo, receberia pelo próprio Yami uma magia chamada “punição das Trevas” dentro de sua mente, ficando sob loucura por dias! Já o card-game foi introduzido pela primeira vez no volume 3 quando o Avô do Yugi, ex-arqueólogo aposentado, depois de uma viagem aos EUA trouxe de lá o card-game chamado “Magic & Wizards” para a sua loja de jogos no Japão. O jogo era uma versão genérica do famoso “Magic the Gathering”, mas ele ficou no 2º plano por muito tempo (Yugi apenas jogava algumas vezes), visto a intenção do mangá de focar na diversidade dos jogos. O card-game tornou-se tão popular que o autor não agüentou mais receber dos leitores pedidos para dar mais atenção nesse jogo e a partir do vol.8 começa toda aquela história do anime da TV, ou seja, o autor decidiu a partir de então trabalhar somente no card-game. Foi um golpe de mestre que fez ganhar muito mais popularidade no seu mangá além de se tornar uma franquia de peso para varias empresas apostarem suas fichas nele...
O ANIME
Antes do anime que nos conhecemos já havia surgido “Yu-gi-oh! Game of the Darkness” em 1998, animado pela decadente TOEI (hoje recuperada da crise), cuja missão era dar “vida” aos primeiros volumes do mangá, mas terminou prematuro com apenas 28 capítulos. Com um roteiro muito mal adaptado em relação ao manga, personagens baixinhos (coisa bem de TOEI na época) e uma animação de baixa qualidade, resultou num fracasso total depois de BT`X em 1996( obra de Masami Kurumada (Saint Seiya), outra grande aposta da TOEI que também fracassou). Mas o desastre não queimou o filme do manga que ainda continuou firme fazendo bastante sucesso junto com o seu card-game, até que apareceu nada menos que a Konami fazer outra grande aposta do nosso conhecido anime que fez o seu debut em abril de 2000...
E O NOVO ANIME COMO FICOU?
Ficou muito bem feito, a animadora N.A.S. que nos trouxe Evangelion caprichou muito bem aqui, ainda mais financiado pela Konami. Uma animação rica em detalhes, muitos efeitos especiais e uma taxa de quadros altíssimo para uma série de TV, ainda mais para uma série que já conta com mais de 150 episódios atualmente! O enquadramento aqui também é de dar prêmio: é cheio daqueles closes maneiros nos rostos dos personagens para realçar as suas emoções e o freqüente uso de perspectiva para dar mais ação e dramaticidade nas cenas (técnicas caras, usadas em poucos animes como o Rurounin Kenshin, Silent Mobius e Cowboy Bebop). E mais o novo caracter design, bem mais realista que no mangá e com modelos grandes e cheios de traços, dando mais “poder” aos personagens. Tudo isso foi o suficiente para elevar a série do fundo do poço a arrumar um lugar ao sol! A Konami esperta lançou quase ao mesmo tempo o card-game da série que há anos só era visto nas páginas do mangá, e foi um verdadeiro fenômeno, permanecendo até hoje o card-game mais popular do Japão. A partir daí surgiram varias outras mercadorias como jogos para gameboy, playstations, tranqueiras... Foi um sucesso total! Mas tem algo que realmente não agradou nessa nova versão do YGO. Para evitar problemas de direitos autorais, a Konami decidiu trocar o nome do card-game “Magic & Wizards” do mangá para Duel Monster ( Magic já tem dono!), tanto no anime como em seu card-game. O novo nome é um tanto besta, que nos faz lembrar daquelas pragas que queremos tanto esquecer... Muito mal escolhido, que fez todo mundo aqui no ocidente ,inclusive eu , ignorar o anime como mais um daqueles milhões de clones de pokemon, se nem mesmo sabíamos o seu conteúdo! Mas felizmente nada mudou no mangá que permaneceu com o nome “Magic&Wizards”(“M&W” como vou chamá-lo mais adiante) no seu card-game, visto que as decisões do autor eram independentes da Konami. Como a nova série não era continuação da fracassada série da TOEI, o grande desafio da Konami era começar a história a partir do Vol.8 do mangá , devido o medo de repetir o fracasso da série de 98 que chegou perto desse volume e, claro, o interesse pelo card-game que começou a ser bem aplicado a partir daí. Então se decidiu resumir, no meio do roteiro, apenas os elementos chave dos volumes anteriores como os históricos dos personagens, eventos marcantes, etc. O resultado se saiu muito bem, a Konami com mérito conseguiu elaborar um novo roteiro que desse ao público a essência de toda a série desde o seu 1º volume, e olha que resumir 1600 páginas é tarefa pra poucos! Mas o anime também tem os seus pontos negativos. Como todo grande sucesso, assim como aconteceu no anime Rurounin Kenshin, a Konami , que patrocina e dirige o anime, algumas vezes acrescenta uma mini-série com alguns episódios entre o desfecho de uma saga com a outra a começar (os famosos episódios tapa-buraco), inexistentes no roteiro do manga. Justamente para alongar o sucesso da série até o seu ultimo capítulo, com medo do autor a qualquer momento terminar a sua obra, já que o seu trabalho é independente como citei antes . Mais o menos assim: no momento que o autor terminar o manga, no anime ainda falta 20 capítulos até chegar na parte final do manga devido ao “atraso” desses capítulos. No começo eles tinham um roteiro fraco e eram geralmente mal desenhados como a chatíssimos episódios do “The Big 5's Trap, Duel Monsters Quest” (“Digital Duel Monster” na versão americana, nos eps. 41 à 43) e o “The Girl from America” ( “The watch of Rebeca” por aqui ,nos eps. 39 e 40). Agora após o final da saga “Alcatraz Duel Tower” eles apresentaram uma trama decente que até insere mitologia grega e elementos de religião satânica! Atualmente eles estão sendo exibidos somente no Japão, se preparando para receber a provável ultima saga da série que por enquanto só está no mangá, “Pharaonic Arc”. Mais a seguir irei lhes indicar os melhores links para você acompanhar as aventuras de Yugi e sua turma tanto no mangá quanto na TV do Japão. Não estou querendo ser nenhum “desmancha-prazer”, mas como os americanos destruíram completamente a história e as cenas do anime que passa poraqui, não há absolutamente nenhum problema de você saber o que aconteceu e o que está acontecendo por lá, e você ainda estará aprendendo mais do que assistindo a versão falsa do anime dos EUA, mesmo vendo simples figuras e textos!
O MANGÁ
Tecnicamente falando o mangá do YGO é bastante bem feito. Os traços de Takahashi são muito bom, bem firme e preciso, que insere bastante traços e detalhes nos personagens e no cenário, fazendo uma arte-final muito bem acabada. O que decepciona aqui é o caracter design, pouco realista para uma série que leva o roteiro de seu tipo, notável nos personagens masculinos onde ele tem a mania de desenhar pernas afinadas neles. E apesar da série se basear no mundo real, ter personagens do Japão enfrentando os dos EUA e tal, o autor por gosto duvidoso resolveu homenagear a sua cidade natal Tókio por um nome de um dos seus jogos favoritos. E eis o nome: Domino City. Nome bem a cara da cidade japonesa... Mas esses defeitos não comprometem o belo espetáculo das cenas de ação que são de cair o queixo e o ótimo roteiro que a série leva.
DIÁLOGOS ALTERADOS, ABERTURA CORTADA, ZILHÕES DE CORTES, ROTEIRO MEXIDO!
Não satisfeito por ser um anime voltado para o público adolescente, os americanos resolveram meter o dedo porco encima do roteiro. Nos otakus vivemos criticando a Globo pelos cortes que ela faz nos seus animes considerado por ela infantis, mas nunca iríamos acreditar que existiria coisas bem pior que isso (e bota pior nisso!)! Os caras são xiita mesmo! Puritanos fanáticos! A distribuidora 4KIDS Entertament (subsidiária da Wanner Brothers, que trouxe o malfadado Pokemon no ocidente) por puro preconceito e interesses comerciais voltado ao seu público( o próprio nome dela diz, “for kids”, dah!), literalmente esquartejou o anime da maneira mais sanguinária e brutal! Justamente para seguir o padrão deles de que anime é coisa de criança. Dêem só uma olhada em algumas das milhões de cenas politicamente incorretas (pra eles) que jamais serão visto na versão americana que passa poraqui: Não se esqueça:
VA- Versão Americana
VJ- Versão Japonesa
-Veja os nominhos que os caras colocaram:
Jounouchi Katsuya- Joe Wheller
Anzu Mazaki- Tea Gardner
Honda Hiroto- Tristan Taylor
Mai kujaku- Mai Valentine
Shizuka Katsuya- Serenity Wheller
Pegasus J. Grawford- Maximilian Pegasus
Cynthia - Cecelia Pegasus
Keith Howard- Bandit Keith (se pronuncia “quêiti” e não “quíti” como no erro da dubragem) Sugoroku Mutou- vovô ou Salomon Mutou
Insector Haga- Weevil Wonderwood
Dinosaur Ryusaki- Rex Raptor
Otogi Ryuji- Duke Devlin
Ryuta Kajaki- Mako Tsunami
Player Killer- Panic
Pandora- Arkana Isis
Ishtar- Isisu Malik Ishtar- Maric
Logo abaixo irei usar o nome dos personagens da versão original, porque chamar um japonês de DÂQUI DEVILIN é pura ofensa contra eles!
- VA- No primeiro capítulo nós vimos a cena onde os capangas do Kaiba vieram seqüestrar o avô do Yugi e mais tarde Yugi com seus amigos vieram resgata-lo, muito fraco mas sem nenhuma explicação. Depois Anzu e Honda ajudaram a levar ele para o hospital e então Yugi resolve enfrentar o Kaiba.
VJ- Os capangas vieram seqüestrar Sugoroku,mas não só isso como também resolveram dar EDITADOda nele, forçando ele a duelar contra o Kaiba. Bem o resto vocês já sabem...
VA- No episódio 12, Mai guiou Anzu para tomar banho no chuveiro por perto. Depois da Anzu entrar pro banho, Mai resolve ficar perto do chuveiro conversando com Jounouchi frases bobinhas (no original japonês ela na verdade fez ameaças a aqueles que ousarem bisbilhotar Anzu no banho). Anzu de repente ouviu um barulho por perto e ela critou assustada. Mai alertada resolveu dar uma olhada por volta dizendo que não tinha nada e “do nada” (veja o que era esse “do nada” abaixo) aparece a cena da turma toda comendo a janta. VJ- Mai sugere a Anzu para tomar banho no seu chuveiro portátil e ela concorda. Mai próxima ao chuveiro fica vigiando fora para prevenir alguém de espiar Anzu no banho. Naquele momento um luxuoso transatlântico veio ao redor da baia por perto. Anzu então pergunta para Mai porque ela resolveu participar no Reino dos Duelistas. Mai disse para a Anzu que ela costumava a trabalhar num luxuoso transatlântico, exercendo a profissão de “Casino Hostess” ( não conheço uma tradução literal para esse termo, veja as imagens abaixo para você ter uma idéia). Ela costumava ver vários tipos de pessoas ricas e que não ia muito com a cara deles. Mai perguntou porque Anzu anda sempre com Yugi e os outros, e a Anzu respondeu “Porque nos somos amigos”. De repente um zunido do outro lado do chuveiro assustou Anzu, e Mai foi checar e não viu nada. Enquanto Jounouchi e Honda estavam prontos para espiar a Anzu no banho ( o Yugi tentou os impedir, mas ele era fraco demais para impedir a ação dos safados), Mai apareceu por traz e deu EDITADOda nos dois pervertidos, deixando assim a Anzu tomar seu banho em paz.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Digimon

Digimon é a abreviatura para Digital Monsters (monstros digitais) os quais são, segundo a história, criaturas que habitam no Mundo Digital (Digital World), um mundo paralelo que é em grande parte uma manifestação do ciberespaço da Internet. As histórias falam sobre um grupo de crianças conhecidas como os "Digi Escolhidos", que acompanham digimons especiais nascidos para defender o seu mundo (e o nosso) de várias forças do mal, tanto digitais como humanas. Para os ajudar a ultrapassar os obstáculos mais variados de ambos os mundos, os digimons possuem uma habilidade especial chamada shinka (evolução). Esta habilidade consiste numa evolução instantânea, modificando a aparência e os poderes do digimon. O grupo de crianças que entra em contato com o Mundo Digital muda de série para série.
Muitos rumores afirmam que haveria entre quatro a sete temporadas das séries televisivas de Digimon, mas nada foi oficialmente confirmado. Até 2007, existem cinco temporadas: as duas primeiras (Digimon Adventure e Digimon Adventure Zero Two) - que formam um único enredo - e as três seguintes (Digimon Tamers, Digimon Frontier e Digimon Savers) que têm histórias não-relacionadas. A terceira série faz referência às empresas comerciais e televisivas das duas primeiras.
Somando a isto, existem vários filmes baseados no universo Digimon. Um filme, Digital Monster X-Evolution estreou no início de 2005, no Japão. Este novo segmento da saga Digimon foi inteiramente feito em animação por computador.
Digimon é produzido pela Bandai e pela TOEI. Originalmente, as séries foram exibidas na Fuji TV do Japão.
Em Portugal, a primeira série foi transmitida pela TVI, pela SIC e pelo Canal Panda, a segunda e a terceira pela SIC e pelo Canal Panda e a quarta apenas pela SIC. No Brasil, todas as séries até a quarta foram exibidas pelo canal Fox Kids (atual Jetix) na TV à Cabo e pela Rede Globo na TV aberta